Um dos passeios mais procurados na Suíça são as rotas de trens panorâmicos e não podia ser diferente… as viagens nos trens panorâmicos são maravilhosas. Uma das mais lindas é a rota panorâmica do Bernina Express que liga a Suíça com a Itália.
Uma das vantagens do Bernina é que ele funciona o ano inteiro, diferente do outro trem tão famosa quanto , o Glacier Express. A rota do Bernina [e de Chuta até Tirano e tem duração de 4h30. Em alguns meses do ano a rota pode passar por St. Moritz, para consultar se na data que você vai viajar o trem passará por St. Moritz veja aqui.
Como é o passeio
Peguei as 8h28 o trem em Chur com destino a Tirano. Como o trem sai bem cedo o ideal é você dormir em Tirano, ou então planejar pegar o trem no período da tarde. Como a viagem é curta eles não servem refeições mas passa um funcionário do trem passa oferecendo bebidas e lanches.
O trajeto do Bernina é maravilhoso e boa parte dele passa pela Rota Albula/Bernina que é Patrimônio Mundial da UNESCO, a nossa rota não passava por St Moritz então passamos pelo famoso Landwasser Viaduct que realmente é um dos pontos altos do passeio.
Ao todo, o trem passa por 55 túneis e mais de 196 pontes no caminho de Chur a Tirano. As paisagens são maravilhosas durante a viagem, como a curva de Montebello , a geleira Morteratsch, os três lagos Lej Pitschen, Lej Nair e Lago Bianco, o Alp Grüm.
O trem faz uma parada de 15 minutos em Alp Grum para tirarmos fotos… que lugar incrível…. sensacional mesmo!! Aqui temos uma vista inesquecível do Glaciar Palü, da Cordilheira Bernina, e do Vale de Poschiavo.
Após Alp Grüm, o trem do Bernina inicia a descida em direção ao Vale de Poschiavo, passa pelo Lago de Poschiavo e pelo viaduto Brusio, um viaduto em espiral e outro destaque da rota.
Difícil escolher qual a parte mais bonita…. aconselho você a preparar a maquina ou o celular e tirar muitas fotos !!
Depois chegamos em Tirano , uma pequena e charmosa cidade italiana. Daqui você pode seguir viagem para a Itália, tem opções de trem para Milão e outras cidades Italianas.
De Tiranos você também, podem retornar a Suíça na região Italiana para a cidade de Lugano. Esse trajeto é feito de ônibus, tem duração de 3 horas e nesse tempo o ônibus faz uma pequena parada. O ônibus chega na estação de trem de Lugano.
A saída do ônibus é ao lado da estação de trem de Tirano. Tem placas indicando o caminho até o ônibus. Em Lugano ele chega e sai da estação de trem.
Se você optar por fazer o retorno para Lugano, fique atento ao horário, porque a nossa chegada em Tirano foi as 12h49 e o ônibus saiu as 14h20. Tivemos um tempo curto para um lanche rápido, tem algumas opões de restaurante ao lado da estação de trem de Tirano.
Quanto Custa o passeio
Uma das vantagens das rotas panorâmicas é que se você tem o o swiss travel pass ela está coberta pelo swiss é apenas necessário reservar o assento.
PRIMEIRA CLASSE:
Trecho Chur – Tirano: CHF 111 francos
Ida e volta (entre Chur e Tirano): CHF 222 francos
Trecho St. Moritz – Tirano: CHF 56 francos
Ida e volta (entre Chur e Tirano): CHF 112 francos
SEGUNDA CLASSE:
Trecho Chur – Tirano: CHF 63 francos
Ida e volta (entre Chur e Tirano): CHF 126 francos
Trecho St. Moritz – Tirano: 32 francos
Ida e volta (entre Chur e Tirano): 64 francos
A taxa de reserva de assento do trem é obrigatória e o valor é:
01 de outubro de 2023 a 31 de outubro de 2023: CHF 24 francos
de 01 de novembro de 2023 a 09 de dezembro de 2023: CHF 20 francos
Depois dessa data ainda não esta disponível no site o valor da reserva de assento.
ÔNIBUS ENTRE TIRANO E LUGANO:
É obrigatória a reserva do ônibus e você faz ela separado da reserva do trem. São 2 reservas diferentes que você faz se quiser fazer o trajeto de ônibus. O ônibus só faz a rota em algumas épocas do ano.
DATAS DE FUNCIONAMENTO DO ÔNIBUS ENTRE TIRANO E LUGANO em 2023
Até dia 22 de outubro de 2023 ele vai funcionar diariamente e a partir do dia 26 de outubro de 2023 a 26 de novembro de 2023 só vai funcionar de quinta a domingo. Os horarios do onibus , de Tirano até Lugano, saída às 14:20 e chegada às 17:30 e de Lugano para Tirano: saída às 10:00 e chegada às 13:00
O valor da reserva do ônibus é CHF 14 francos. Não esqueça de fazer a reserva do ônibus se você quer voltar para Lugano.
Alimentação no trem
No trem Bernina como eu falei acima não é servido refeição, somente alguns lanches e tabuas de frios.
Bebidas como café, prosecco, cerveja, água. O valor da taça de prosecco é 9,50 francos. Você também pode levar seu próprio lanche e a sua bebida e fazer picnic no trem. Nós ganhamos no trem uma caixa de chá de ervas alpinas e chocolates.
Qual o melhor lado para viajar
Gente…toda a viagem é linda… o trem é panorâmico tem janelas grandes e você consegue ver toda a viagem , mas como muita gente me pergunta isso , anota ai essa informação. Se a sua viagem for no sentido de Chur para Tirano, o lado esquerdo do trem você consegue ver melhor o Landwasser Viadukt e o Lago di Poschiavo. No lado direto do trem o destaque é o viaduto circular Brusio e o lago Bianco. As poltronas “de baixo” no site do Bernina, são as da direita do vagão.
Espero que vocês tenham gostado do post e que eles seja útil no planejamento da sua viagem !!
Fotos deste post da fotógrafa Laurentina. Veja o Instagram dela clicando aqui.
*************************************************************
Faça um tour comigo
Venha conhecer a Suíça comigo, terei o maior prazer em mostrar esse lindo país para você.
Quer fazer um tour na Suíça entre em contato comigo.
Quer ajuda para planejar a sua viagem faça um roteiro personalizado e exclusivo para você
Quero um roteiro personalizado
Tem algumas dúvidas e precisa de ajuda para finalizar o seu roteiro. Então o serviço de consultoria express é extamente o que voce precisa.
*****************************************************************************
Transportes na Suíça
Voralpen Express – A rota de St Gallen até Lucerna
Como chegar do aeroporto de Zurique ate o centro da cidade
******************************************************************************
Passeios para fazer na Região de Jungfrau
Grindelwald e a Montanha First
Jungfraujoch – O topo da Europa