Gotthard Panorama Express – A Rota panorâmica de Lucerna a Lugano.

A Rota do Gotthard Panorama Express liga a Suíça Alemanha a Suíça Italiana por barco e trem. O trecho de barco começa em Lucerna pelo belíssimo lago Vierwaldstätersee e vai ate Flüelen, onde trem e barco se encontram e de Flüelen a viagem continua de trem com janelas panorâmicas até Lugano. É uma experiencia incrível e as paisagens pelo caminho são maravilhosas.

Realizei esse passeio na companhia da Ana Luiza pelomundoblog, da Monique, mejogueinomundo e da Laurentina fotografanasuíça.

Essa rota panorâmica é a mais antiga da Suíça e só funciona de Abril até Outubro. Além das belíssimas paisagens essa rota passa por pontos importantes da história da Suíça.

Neste post conto todos dos detalhes desse nosso passeio.

O Passeio de Barco

A viagem de barco começa na cidade de Lucerna. Se você tiver um tempinho não deixe de passear por essa cidade, ela é uma das mais lindas da Suíça.

O barco sai de Lucerna às 11h12 e a viagem ate Flüelen leva em torno de 3 horas, mas o passeio é tão lindo e passa por lugares incríveis e charmosos vilarejos que não deu para perceber o tempo passar.

No horário de almoço estávamos no barco e o restaurante oferece diversas opções no menu. Nós escolhemos o prato do dia , um prato tipico da da região do lago de Lucerna, com carne, purê de bata e legumes sauté. De sobremesa eu optei por uma deliciosa torta de chocolate, mas eles também servem várias opções de sorvete.

O nosso passeio foi no barco MS Diamant , o mais novo e moderno barco da rota. Não deixe de aproveitar os 5 decks do barco para tirar belas fotos e no deck da frente do barco tem uma pequena piscina para refrescar os pés com a água do lago. Em alguns dias o passeio também pode ser feito no barco a vapor.

O barco passa por vários vilarejos lindinhos e por algumas montanhas que estão na região central da Suíça, como o Pilatus e o Rigi. A parada de Vitznau é o ponto de partida para o acesso a montanha Rigi de trem. Anote a dica para um próximo passeio.

Uma parada com uma cidade muito charmosa é em Brunnen, além de ser pequenina e linda , é ali que fica o museu da marca de canivete suíço Victorinox. Para saber mais sobre essa cidade clique aqui.

Uma parada muito importante é em Rütli, esse é um dos lugares mais historicos da Suíça, , já que conta a história que foi ali que teve origem a Confederação Helvética em 1.291, quando os representantes de três cantões assinaram, o “Rütlibund”, uma carta de aliança e assim fundaram a Suíça.

Não deixe de ver e fotografar a Capela que fica nas margens do lago que foi construída em homenagem a Guilherme Tell, foi um herói lendário, que provavelmente nunca existiu , mas esta ligado a luta pela independência da suíça e que teria escapado de uma prisão em um barco que ele estava sendo transportado preso.

O passeio nesse lago é simplesmente incrível , não tem como não apreciar as paisagens e se impressionar com a cor da água !! Ainda mais em um dia de sol no verão suíço !

Ao chegarmos em Flüelen, mais uma cidadezinha charmosa a beira do lago , às 13h55 já fomos direto para a estação de trem que fica próximo do pier, porque o nosso trem seguiria para Lugano às 14h10.

O passeio no Trem panorâmico

O Gotthard Panorama Express é um trem que só tem com vagões de primeira classe e extremamente confortável com janelas panorâmicas que proporcionam uma vista espetacular das paisagens.

Durante a rota até Lugano fomos acompanhadas por uma guia que explicava sobre a rota e suas curiosidades. Ela conversou com a gente em inglês, mas a explicação também pode ser em francês, italiano e alemão.

A Igreja de Wassen é um dos pontos principais do passeio. É uma igreja barroca que fica no alto de uma colina e como o trem vai subindo a ferrovia em espiral nós conseguimos ver a igreja em 3 pontos diferentes do trajeto e cada vez ela estava de uma lado do trem.

Essa rota passa pelo famoso túnel do Gothard que tem 15 km e que foi inaugurado em 1882 e levou 10 anos para ser construído. Durante o percurso dentro do trem é projetado algumas ilustrações nas paredes do túnel contando a historia da construção. É muito interessante.

As paisagens são belíssimas no decorrer do caminho, em muitos pontos não sabia para qual lado olhar, porque dos dois lados tem paisagens verdinhas e tipicas da Suíça. Alem de passarmos por vários tuneis e pontes que também impressionam.

Caso você queira comer ou beber alguma coisa no trem , eles oferecem o serviço de bordo.

Quando fazer o passeio do Gotthard Panorama Express

Como falei no começo do post esse passeio só acontece de Abril a Outubro, de terça a domingo.

É possível fazer a rota de Lucerna até Lugano ou vice e versa.

Qual o valor e como comprar o ticktet

O passeio pode ser feito de barco na segunda ou primeira classe e no trem apenas na primeira classe. Então abaixo explico essa diferença de valores.

Barco e trem primeira classe – Valor CHF 153 francos + uma taxa de reserva de assento de CHF 16 francos suíços.

Barco segunda classe e trem primeira classe – Valor CHF 129 francos + uma taxa de reserva de assento de CHF 16 francos suíços.

Para os turistas que tiverem o Swiss Travel Pass o passeio está incluso e o único valor que será cobrado é os CHF 16 francos para a a taxa de reserva de assento.

Quem tem o Halbtax, tem desconto de 50% no valor da tarifa e paga a taxa de CHF 16 francos para reservar o assento.

Para comprar o ticket e reservar o assento , acesse o site oficial do Gotthard Panorama Express ou compre em qualquer estação de trem que tenha balcão com atendentes para que eles possam efetuar a reserva do assento.

Informações importantes

  • esses valores são para apenas um dos trechos, ou de Lucerna ate Lugano ou de Lugano ate Lucerna.Não está incluso o ticket da volta. Então programe bem a a sua viagem caso você não vá dormir em nenhuma das duas cidades.
  • Independente de qual trecho você vai fazer o horário do almoço será sempre no barco. Indico almoçar no restaurante do barco, a comida estava uma delicia e valeu super a pena.
  • É possível fazer o passeio bate e volta partindo de Lucerna, Zurique ou Berna. Nós fizemos dessa forma e foi super tranquilo.
  • Não esqueça de levar a maquina fotográfica e celular , com certeza você vai querer tirar muitas fotos.

Esse foi um passeio que eu amei fazer , não tem nada melhor do que passear em um único dia de barco de trem !

**********************************************************************


Este passeio eu fiz no dia 25 de julhoo de 2020, com minhas parceiras Ana Luiza (do blog Pelo Mundo Blog ) , Monique (do blog  Me Joguei No Mundo ) e a Laurentina (nossa fotógrafa oficial Fotógrafa na Suíça).  O lugar foi o destino de mais um #experience , um projeto que tem por objetivo mostrar as belezas da Suíça.  Este foi o #experiencegotthardpanoramaexpress

Apoio: Gotthard Panorama Express  e Swiss Travel System

Veja o que rolou no evento também, através da Hashtag #experiencegotthardpanoramaexpress no Instagram e Facebook.

***********************************************

Venha conhecer a Suíça . Teremos o maior prazer em mostrar esse lindo país para você.

Quer fazer um tour na Suíça entre em contato comigo.

Tours Na Suíça

Visita a fábrica de chocolate Frey

Aeschbach – uma deliciosa fabrica de chocolate

Jucker Farm

Papiliorama

Deixe uma resposta