Categorias: Suíça

Golden Pass – A Rota panorâmica de Lucerna até Montreux.

Uma das rotas panorâmicas mais bonitas da Suíça é a rota de Lucerna até Montreux. O passeio leva cerca de 5 horas e diferentemente das outras rotas, o Glacier e o Bernina, que são viagens expresss, o Golden Pass é dividida em três trocas de trem. E foi essa troca de trem que facilitou incluir no mesmo dia, a visita a montanha Harder Kulm em Interlaken.

Fiz esse passeio na companhia das minhas amigas Ana Luiza pelomundoblog e da Laurentina que é fotografa aqui na Suíça.

Como é a Rota Golden Pass Line

A Rota Golden Pass liga a cidade de Lucerna, no lado alemão ate a maravilhosa cidade de Montreux no lado Francês. Essa rota panorâmica não exige reserva de assento, mas é uma boa ideia reservar para garantir um bom lugar.

O nosso passeio começou às 9h06 em Lucerna e seguiu para Interlaken Ost Esse trecho do passeio é realizado em um trem panorâmico e se você puder escolher sente do lado direito do trem e se prepare para apreciar as belíssimas paisagens que vão surgindo ao longo do caminho!  Os lagos vão deixar a sua viagem mais linda e na minha opinião, a combinação lago e montanha é sensacional. Os meus preferidos do caminho são o Lago de Lugern e o de Brienz.  

Lago de Brienz
Lago Lugern

Ao chegar em Interlaken é feita a primeira troca de trem.

Nós escolhemos fazer uma parada em Interlaken e aproveitar o lindo dia de sol para visitar a montanha Harder Kulm. Teve que ser uma visita rápida, subimos tiramos muitas fotos e apreciamos a vista e a beleza dos lagos que cercam Interlaken. Para saber mais desse passeio clique aqui.

Funicular para Subir o Harder Kulm

Para fazer a parada optamos por comer um lanchinho no trem. Se você também quiser fazer essa parada em Interlaken fique atentos aos horários do trem. Nós chegamos em Interlaken Ost as 10h55 e saímos as 13h08.  Tivemos duas horas, foi bem corrido, mas valeu a pena.

Interlaken

O segundo trecho da viagem foi de Interlaken Ost até Zweisimmen, e foi em um trem normal convencional. Eu não achei legal porque como estamos numa rota panorâmica o legal seria que todos os trens fossem panorâmicos, mas tá valendo! Esse trecho demora 1h10 de viagem.

O próximo e o último trecho da viagem é feito em um trem panorâmico. Ele vai de Zweisimmen até Montreux, e se prepare para as belíssimas paisagens. O trem passa por Gstaad, uma famosa região de esporte de inverno da Suíça e uma cidadezinha muito encantadora. Após Gstaad o trem começa a entrar na região francesa e aos poucos vai surgindo o lindo lago Léman , também conhecido como lago de Genebra.

Nós fizemos esse ultimo trecho no moderno trem panorâmico da Golden Pass, mas também é possível fazer esse trecho no trem da Belle Epoque , que é decorado com o estilo dos anos 30. Deve ser fantástico !  

Mas para pegar esse trem fique atento aos horários , ele sai diariamente de Zweisimmen ás 11h05 e as 16h25 em direção Montreux. E sai de Montreux em direção a Zweisimmen as 8h44 e as 13h44. Nesse trem você pode reservar o seu assento e o custo é de CHF 9 francos por trecho e por assento. E se desejar pode fazer uma degustação de queijo , é necessário reservar e o valor é de CGF 34 francos.

Com certeza farei essa rota novamente só para passear nesse trem e saborear os deliciosos queijos suíços !!

Chegamos em Montreux às 16h13 e com o dia estava lindo, nós aproveitamos para dar uma passeada na beira do lago.

Esse é um passeio para o dia todo, é um pouco corrido para fazer um bate e volta a partir de Zurique ou de Berna, mas dá para fazer sim. Se você estiver em Interlaken é bem mais tranquilo e uma excelente opção de passeio.

Valor do Ticket

Se você tiver Swiss Travel Pass essa rota está inclusa. E se quiser reversar o assento o valor é de CHF 10 francos por pessoa.

O valor do ticket de trem de Lucerna ate Inteelaken Ost é de CHF 33 francos. Inteelaken Ost até Montreux é de CHF 54, compre esse trecho via Zweisimmen.

Esse valore são para a segunda classe (Junho 2020)

Para saber mais sobre horários e valores clique aqui

Esperam que tenham gostado!! Até a próxima ?

****************************************************************************************

Tours na Suíça

O Charmoso Vilarejo de Stoos

Titlis – Uma experiencia única

Mainau – a Ilha das Flores  

Deixe seu comentário

8 comentários

  1. Olá, adorei o post. Estou pensando em fazer esse passeio de trem, porem tenho que voltar para Lucerna no mesmo dia.
    Vi que tem trens comuns que fazem esse trecho, mas todas as opções tem troca de trem e é apenas 5 min entre a chegada de um trem e a saída do outro. Acha que dá certo?
    Vocês também voltaram no mesmo dia?

    1. Ola Roberta
      que bom que você gostou do post !! Sim voltamos no mesmo dia para Zurique. As trocas de trem de 5 minutos da tempo sim, tem que acelerar um pouquinho, mas da para faze sim.
      Bom passeio !!