Categorias: Suíça, Suíça Com Crianças

Trem Panorâmico Glacier Express

O sistema de transporte na Suíça é muito eficiente e conhecido em todo o mundo pela sua pontualidade e pelas paisagens pelos caminhos que cruzam o país. Por conta disso um dos passeios mais procurados pelos turistas são os passeios dos trens panorâmicos que com suas janelas maiores e com janelas de vidros também no teto possibilita ao passageiro uma visibilidade bem maior das paisagens.

Uma das rotas mais bonitas e com maior destaque á a rota do trem Glacier Express. Essa rota funciona desde de 1930, e conhecida com o trem expresso m ais lento do mundo e o seu trajeto completo liga dois vilarejos lindos Zermatt até St Motitz ou vice e versa e tem duração de quase 8 horas. A rota passa nada mais nada menos do que por 291 pontes e 91 túneis e o ponto mais alto da viagem é o Passo Oberalp que está a 2033 metros de altitude.

Um dos pontos mais famosos dessa rota e o viaduto Landwasser que esta no trecho entre Chur e St Moritz.

Foto: Laurentina Leal

Essa é a rota completa do Glacier Express

Esse e o mapa da rota do Glacier Express

A rota do Glacier Express

A rota completa e de Zermatt até St. Moritz / St. Moritz até Zermatt , você pode escolher qual o trecho prefere fazer e pode escolher em qual cidade pegar o trem e em qual cidade deseja descer. Você não precisa fazer a rota completa pode fazer apenas um trecho.

Foto St Moritz / Laurentina Leal
Zermatt

Mas caso queira pegar o trem em St Moritz ou Zermatt se programe para dormir na cidade porque os horários de partida são sempre de manhã. De dezembro ate abril e apenas um trem por trecho e de abril até outubro são dois trens por trecho.

Horário de partida de St Moritz ( dezembro até abril) 8h51 / Horário de partida de St Moritz ( abril até outubro ) 8h51 e 9h48

Horário de partida de Zermatt ( dezembro até abril) 8h52 / Horário de partida de St Moritz ( abril até outubro ) 8h51 e 9h52

O trem panorâmico Glacier Express não funciona do final de Outubro até o meio de dezembro, ele para esse período para manutenção.

Qual rota fazer ?

Uma pergunta que eu sempre recebo e se vale a pena fazer a rota completa. Na minha opinião cale sim porque ela é realmente muito bonita e as paisagens que vemos pelo caminho são incríveis. Mas muita gente não tem tempo na viagem ou não quer ficar quase 8 horas dentro de um trem. Além disso a maioria das pessoas acabam chegando na Suíça por Zurique e partir dali querem fazer a rota panorâmica. Então sempre indico para quem está em Zurique pegar um trem regional trem até Chur (a viagem dura em media 1h30) e de lá seguir para St Moritz ou Zermatt. O trecho de Chur até St Moritz são de apenas 2 horas no trem Glacier Express , e se você escolher ir de Chur ate Zermatt o trecho da viagem será de quase 6 horas.

Outra pergunta que também sempre recebo e qual o melhor lado para viajar. Qualquer lado do trem as paisagens são lindas e você sempre pode ficar em pé para tirar fotos dos dois lados. Mas se você quer escolher um lado, fique com o lado esquerdo no sentido de St Moritz ate Zermatt .

Valor do Glacier –

O vagão da primeira e da segunda classe e o mesmo em relação as janelas, então no quesito vista não terá nenhuma diferença. O que muda é que na primeira classe de um lado da janela tem uma fileira com apenas 1 poltrona e do outro lado são 2 poltronas e na segunda classe os dois lados tem fileiras com duas poltronas.

Primeira Classe
Primeira Classe
Segunda classe
Segunda Classe

Outra diferença entre as classe e que na primeira classe para quem faz a viagem completo pode comprar o serviço Excellence Class que serve ao longo do caminho, um refinado menu regional de 7 pratos com vinhos de acompanhamento. Esse serviço e cobrado a parte e está disponível apenas para quem faz a viagem completa na primeira classe. Valor por pessoa CHF 420 ( esse valor e apenas da alimentação ).

foto: glacier express

Você pode viajar de primeira classe e não precisa comprar o serviço Excellence Class.

Primeira classe – O valor do trecho completo ( Zermatt até st Moritz ou vice versa ) – CHF 268 francos

Segunda classe – O valor do trecho completo ( Zermatt até st Moritz ou vice versa ) – CHF 152 francos

Para quem viaja com o swiss travel pass tem gratuidade no trecho da viagem , mas precisa pagar a reserva de assento . O mesmo para quem viaja com GA e Tagesrkarte, pagam somente a taxa de reserva do assento. Para quem possui halb tax ou demi tarif tem 50% de desconto. Crianças ate 5 anos e gratuito e de 6 ate 16 anos tem 50% de desconto. As crianças que tiverem o Junior Karte viajam gratuitamente.

Como reservar o assento com desconto

Ao acessar o site, escolha o trecho que você deseja fazer, qual a data e qual a classe.

Na próxima tela vai aparecer a opção de escolher o assento , para escolher o lado esquerdo , escolha os assentos da parte de baixo da tela.

Na próxima tela você vai colocar os seus dados e terá um campo onde colocar o desconto que você tiver, para pagar apenas a reserva do assento. Se não tiver desconto não escolha nenhuma opção.

Para quem vai pagar somente a taxa de reserva os valores são CHF 39 francos até 15 de maio de 2022 e CHF 49 francos de 15 de maio a 23 de outubro de 2022.

Refeições no Glacier Express

Você pode fazer as suas refeições no trem, na hora da reserva do assento eles já disponibilizam as opções para escolha. O prato principal pode ser com carne ou vegetariano. Abaixo as opções do menu com os valores

prato do dia – CHF 34 francos

Menu com dois pratos ( entrada e prato principal ou principal e sobremesa) CHF 40 francos

Menu com três pratos ( entrada , prato principal e sobremesa) CHF 47 francos

Menu com quatro pratos ( entrada , prato principal , sobremesa e pratos de queijos ) CHF 52 francos

As bebidas são cobradas a parte. Sucos , aguas e refrigerante custa CHF 6 francos cada.

Mas se você quiser pode levar o seu lanche e bebidas de casa, não precisa comprar a comida no trem.

Entrada : sopa
Prato principal
Sobremesa : torta de maçã

Esse e um passeio que vale apena fazer em qualquer época do ano… na primavera verão você vai ver as paisagens bem verdinhas. Mas se você deseja ver tudo branquinho de neve programe a sua viagem para o inverno.

Espero ter ajudo você a programar a sua viagem no trem Glacier Express. Se tiver alguma duvida me escreve e se fizer a viagem me conta ai nos comentários o que achou desse que e um dos passeios mais famosas da Suíça!!

***********************************************

Faça um tour comigo

Venha conhecer a Suíça comigo, terei o maior prazer em mostrar esse lindo país para você.

Quer fazer um tour na Suíça entre em contato comigo.

Tours Na Suíça

*****************************************************************************

Transportes na Suíça

Voralpen Express – A rota de St Gallen até Lucerna

Swiss Travel Pass

Como chegar do aeroporto de Zurique ate o centro da cidade

Gotthard Panorama Express

Rota Panorâmica Gloden Pass

*******************************************************************************

Conheça algumas montanhas na Suíça

Descendo de trenó em Melchsee frutt

Monte Brè em Lugano

Uetliberg- A montanha de Zurique

HarderKulm – O Topo de Interlaken

Grindelwald e a montanha First

Jungfraujoch – O Topo da Europa

Cabrio Stanserhorn

Deixe seu comentário

3 comentários

  1. Muito obrigado por ter informações tão completas para outros turistas como eu , penso fazer esse viagem ainda nesse inverno,e suas informações foram importantes, .