Categorias: Suíça

Experience Jungfraujoch – Topo da Europa

Você já ouviu falar da montanha Jungfraujoh, o topo da Europa ?? Essa cadeia montanhosa fica na região de Interlaken e tem a estação de trem mais alta da Europa, a 3.454 metros de altitude. Isso mesmo, você vai chegar lá no alto em um trem de cremalheira em que a ferrovia foi construída há mais de 100 anos. E por ser um ponto bem alto dos Alpes suíços lá você vai encontrar neve o ano todo. Então se prepare porque vou contar todos os detalhes desse passeio que fiz junto com as minhas parcerira .

Como Chegar ao Topo da Europa

O ponto de partida desse passeio é a estação de trem de Interlaken OST. Então se você está em Zurique, Berna ou Lucerna, considere o tempo de deslocamento até Interlaken.

Você tem duas opções para fazer a subida de trem de Interlaken OST até Jungfrajoch, podendo subir por um Grindelwald e descer por Lauterbrunnen e vice e versa. No nosso caso como ficamos até quase o último trem, subimos e descemos por Grindelwald. Como são feitas duas trocas de trem em qualquer um dos trechos, se você tiver tempo pode descer a aproveitar para conhecer os pequenos vilarejos.

No trajeto por Laterbrunnen, você segue de Interlaken OST até Lauterbrunnen. Aqui você pega um trem que vai ate até Kleine Scheidegg , o trem faz uma parada em Wengen,, super recomendo uma paradinha nesse charmoso vilarejo. Vale super a pena. O último trem sai de Kleine Scheidegg até Jungfraujcoh.

Por Grindelwald o trem também sai de Interlaken OST vai até Grindelwald, ali pegamos o trem para Kleine Scheidegg e depois o último trem para Jungfraujoch.  Essa viagem toda de trem leva em media 2 horas e meia. 

Aproveite para desfrutar das lindas paisagens, o caminho do trem que vai contornando as montanhas e passando dentro delas através dos túneis deixa o passeio encantador que você nem vai perceber o tempo passar.

Antes e chegar até o Jungfraujoch, o último trem faz uma pequena parada em Eismeer que está a 3.159 metros de altitude e é possível ter uma linda vista dos alpes suíços através do vidro.  Aquela neve branquinha é linda demais.  

A quantidade de neve vai aumentando e a temperatura só vai diminuindo.

O que fazer no topo.

São muitas as atividades para fazer quando você chegar lá no topo. Então se programe bem para dar tempo de curtir todas.

– Plataforma de Observação SPHINX  

O primeiro lugar que visitamos foi a plataforma de observação a céu aberto e para alcançá-la pegamos um elevador muito rápido. Se prepare para o frio e o vento, aqui é o ponto mais alto do passeio.  Aqui você fica tão pertinho dos alpes que parece que podemos toca-los. Não deixe de tirar muitas fotos, porque a vista de lá é fantástica.

– Sensação Alpina

Esse espaço foi criado para contar a história da idealização e da construção da ferrovia. Pelo caminho estão imagens antigas que mostram os primeiros trabalhadores que ajudaram na construção.  Nesse espaço também temos uma estátua de Adolf Zeller que foi quem projetou a ferrovia.   

– Geleira Alecht 

Essa geleira é um mar de neve. Aproveitamos para caminhar e brincar na neve. Esse é um dos pontos mais legais do passeio porque mesmo no verão é possível se divertir e brincar na neve. Aqui encontramos varias cadeiras para sentar e desfrutar a vista dos alpes. É aqui que acontece de junho a outubro o Snow Fun.  No dia que fomos não estava funcionando.

– Palácio de gelo

Nesse palácio de gelo tome muito cuidado para não escorregar, porque o chão é completamente de gelo e a temperatura é sempre de -3 graus. São muitas as esculturas de gelos, então se prepare para muitas fotos.

– Plateau

Esse lugar é incrível. A vista é espetacular. E no dia que fomos estava tão vazio que tivemos o espaço só para nós….e  aproveitamos para  tirar muitas fotos na neve e com a bandeira da suíça.

– Loja da Lindt

Aproveite para comprar e saborear os deliciosos chocolates suíços da marca da Lindt. A loja oferece uma grande variedade de produtos.

 Nós almoçamos no restaurante Cristal que tem cozinha internacional e suíça, para quem quer saborear um delicioso fondue suíço é uma excelente opção, mas dessa vez optei por uma carne com salada e sorvete de sobremesa.  Lá também tem outras opções de restaurante sendo um Self Service e o outro com cozinha indiana. O que não falta são opções!

 Valores e tickets

O valor do ticket  partindo de Interelaken OST para adulto é de CHF 235 francos suíços. Quem tem o cartão do Halbtax paga metade.

Se você estiver viajando com o Swiss Pass , você terá gratuidade até Lauterbrunnen ou Grindenwald ,  dessas cidades será necessário comprar o ticket até Jungfrachoh . Quem tem Swiss Passs tem 25% de desconto.

Para saber mais sobre os valores e opções de ticket acesse aqui

Dicas Importantes

Você pode comprar o ticket com antecedência para evitar filas e também pode reservar o assento por CHF 10 francos no site da Jungfraujoch.  mas se decidir de última hora é tranquilo efetuar a comprar do ticket na bilheteria de Interlaken OST.

 A nossa visita foi no verão e mesmo assim fomos com roupas quentes e confortáveis, porque lá no alto sempre faz frio.  Escolha também um sapato /tênis que seja confortável e de preferência impermeável para evitar molhar os pés. Não esqueça de toucas, cachecol e luvas. Não duvide do frio.

Não deixe de levar água e alguns pequenos lanchinhos, a viagem até o topo dura 2horas e meia. E fique atento com a altitude, algumas pessoas passam mal, então é sempre bom ter uma garrafinha de água na mão.

Não esqueça de levar maquinas fotográficas e bateria extra para o celular. Com certeza você vai querer tirar muitas fotos.

Esse foi um dia muito divertido e um excelente passeio!!  Se você está programando uma viagem para a Suíça não deixe de incluir o Jungfraujoch no seu roteiro. Eu já estou querendo voltar ?

Participaram do #experiencejungfraujoch

As Blogueiras – Ana Luiza de Souza (Pelo Mundo Blog) ,Renata (do blog asviagendare) e Janaina (do blog Descobrindo a Suíça)
Fotos – Laurentina Leal (Fotógrafa na Suíça)

Apoio:

Instagram @jungfraujochtopofeurope @jungfrauregion

Facebook @jungfraujochtopofeurope @jungfrauregion

Veja o vídeo do nosso passeio feito pela Ana Luiza

Veja o que rolou no evento também, através da Hashtag #experiencejungfraujoch no Instagram e Facebook.

Espero que tenham gostado 🙂

Deixe seu comentário

2 comentários