Categorias: Suíça

Böögg – O boneco de Neve que explode para comemorar a primavera

Na terceira segunda feira do mês de abril, na cidade de Zurique comemora-se o Sechsläuten uma das grandes festas culturais da cidade.

O que é o Sechsläuten?

imagem – Sechsläuten.ch

O Sechsläuten teve início nos tempos medievais que acontecia para celebrar o início da primavera e é uma festa organizada pelas confrarias da cidade de Zurique.

As confrarias eram organizações formadas pelos trabalhadores como artesãos, costureiras, comerciantes, entre outros e tinham como objetivo controlar a qualidade da produção, apoiavam e orientavam os trabalhadores e também acertavam os valores de vendas dos produtos.  Vale lembrar que com o passar dos anos elas foram se modificando e as suas funções não são mais as mesmas, mas conservaram a cultura e as tradições.

imagem – Sechsläuten.ch

Para participar das confrarias é necessário ser o filho homem mais velho de algum membro já associado. É um negócio que passa de pai para filho, não é permitido a participação das mulheres e também não são permitidos a compra de um “título “para participar da confraria. O negócio é mega exclusivo.

imagem – sechsläuten.ch

Mas voltando ao Sechsläuten, essa palavra em alemão significa seis badaladas, porque durante a idade média no inverno, trabalhava-se até a luz do dia acabar entre as 17h00 e 18h00, mas durante o período da primavera e do verão era obrigatório que os sinos da igreja tocassem ás 18h00 para informar o fim da jornada de trabalho. Era um momento de muita alegria, porque os trabalhadores teriam algumas horas de luz do dia fora do trabalho. Então basicamente esta é para celebrar o fim do inverno e o começo da primavera.

A festa começa com o desfile das 26 confrarias com seus trajes típicos da época, carregam as suas bandeiras, alguns desfilam de cavalos e as crianças também participam distribuindo doces para a população. Sempre tem uma confraria de outro cantão convidada para desfilar e desde 2010 as mulheres podem desfilar como convidadas.  É uma grande festa.

O ponto alto da festa é o Böögg , um boneco que simboliza o inverno e que imita um boneco de neve que tem muitos explosivos na sua cabeça e que fica no topo de uma fogueira no centro da praça da Casa da Opera em Zurique,.

E as 18h00 em ponto eles colocam fogo na fogueira e começa a contagem dos minutos para ver quanto tempo demora para a cabeça do Böögg explodir, quanto menos tempo demorar melhor será o verão.

A contagem é transmitida ao vivo pela TV suíça e as pessoas ficam ligadas, esperando para saber como será o verão.

Em 2019 o Böögg explodiu em 17 minutos e 44 segundos e foi muito legal acompanhar de pero o momento da explosão. Nunca tinha vista a cidade de Zurique tão cheia.

No final da festa eles distribuíram flores para as pessoas que estavam assistindo. Eu tive a sorte de receber.

Agora em 2020 não vai ocorrer a festa nem a fogueira do Böögg. Mas vamos nos preparar para 2021! Nós com certeza estaremos lá!

Para saber mais sobre a festa clique aqui .

Veja abaixo o vídeo da explosão do Böögg.

Espero que vocês tenham gostado ! Até a próxima.

Deixe seu comentário

5 comentários