No mês de outubro tive a oportunidade maravilhosa de conhecer uma das cidades mais charmosa da Suíça, St Gallen. O #ExperienceStGallen teve o apoio do escritório de turismo e de uma guia que nos apresentou a cidade. Nesse post conto tudo que descobri por lá.

Onde Fica e Como Chegar
St Gallen está localizada no Nordeste da Suíça e muito perto da fronteira com a Alemanha, é a capital do cantão de mesmo nome e possui aproximadamente 81 mil habitantes.
Uma das melhores maneiras de andar pela Suíça é de trem, para chegar em St. Gallen você pode sair de Zurique ou de Lucerna. Nós saímos de Zurique em um trem direto para lá e demoramos 1h20 minutos. Mas também é bem fácil e tranquilo chegar de carro. Segue abaixo as distâncias de carro a partir das principais cidades:
– Zurique/ St. Gallen – 86 km
– Lucerna/St. Gallen – 144 km
– Berna/St. Gallen – 207 km
Roteiro da Visita
Catedral St. Gallen
O nosso passeio começou pelo ponto turístico mais famoso da cidade, a Catedral de St. Gallen, que é católica e impressiona pelo tamanho e pela riqueza de detalhes nas pinturas e nos ornamentos, seguindo o estilo Barroco.
A história desse lugar nos leva de volta ao ano de 612 quando o monge missionário Gallus, vindo da Irlanda, se estabeleceu na região e deu inicio a construção do Mosteiro. O nome da cidade foi uma homenagem ao monge. Foi no Mosteiro que se iniciou os manuscritos e os estudos das artes, literatura e ciências, dando início ao acervo da biblioteca, mas em 1805 o mosteiro foi dissolvido.

O prédio da catedral que vemos hoje é uma construção iniciada no ano de 1.755 e que em 1983 junto com a Biblioteca foi considerado Patrimônio Mundial da Unesco.
Biblioteca
Gente que lugar lindo é esse?!?! Não tenho como descrever a sensação que tive, foi realmente um lugar que me impressionou bastante, pelas estantes repletas de livros antigos, a arquitetura das salas, os detalhes das pinturas e o mesmo estilo da catedral. Um capítulo à parte são os livros que datam da idade média. A Biblioteca além de ser a mais antiga da Suíça, possui um acervo de quase 160 mi livros e 2.100 manuscritos que datam do século VIII ao XV. Não é permitido fotografar, filmar e entrar de sapatos.Tivemos que calçar pantufas logo na entrada para não sujar e riscar o chão.

A foto abaixo foi tirada no hall de entrada onde há uma imagem da biblioteca especialmente para os turistas registrarem sua foto.

Centro Histórico
Depois da Biblioteca o nosso passeio continuou pelo centro histórico da cidade, uma área simplesmente encantadora, com casinhas fofas e varandas medievais que são conservadas e mantidas até hoje como construídas na época. Impressiona a riqueza de detalhes das fachadas. O acesso aos carros na cidade antiga é proibido, assim podemos aproveitar para caminhar bem devagar e aproveitar todos os ângulos para fotos.
Museu Têxtil
Para quem não sabe, a região de St. Gallen tem uma longa história na produção de tecidos. No inicio da Idade Media a região se destacou pela produção do Linho, naquela época os tecidos de linho de St. Gallen eram conhecidos por sua alta qualidade. Com as mudanças no início do século XVIII a fabricação do linho foi sendo substituída pela indústria do algodão e os bordados que eram feitos à mão foram se tornado cada vez mais popular. Com a inovação tecnológica foi introduzida a maquina de bordar que junto com a alta qualidade de produção foram grandes fatores de sucesso para a indústria têxtil de St. Gallen. Até hoje as rendas de St. Gallen são conhecidas e desejadas no mundo todo, até a primeira Dama Michelle Obama usou rendas produzidas em St. Gallen.
O Museu foi inaugurado em 1886, conta com lindas mostras das famosas rendas da região, você pode conhecer o modo de produção artesanal da época e até mesmo ver uma máquina têxtil de 1.850 ainda em funcionamento. O museu não é muito grande, o que permite uma rápida visita para conhecer e admirar a história das rendas que são produzidas na região.

– O lounge da cidade e seu tapete vermelho
Essa parte da cidade foi perfeita para descansarmos depois de tanta caminhada!! Aproveitamos para relaxar e conversar. Claro que o objetivo desse local é esse mesmo, foi criado como um grande lounge, para ser ponto de encontro entre os moradores, estudantes e turistas. Conta inclusive com um toque especial, um lindo tapete que chama aos olhos por sua cor vermelha! O local é o ponto de encontro preferido dos estudantes universitários, e merece uma olhada à noite, quando as luzes acima da praça são iluminadas.


Para terminarmos o nosso passeio com chave de ouro, nada melhor do que uma festa! Visitamos a OLMA. A maior e mais famosa feira agropecuária da região. Nesse ano a 76 ª festa foi realizada no período de 11 a 21 de outubro. São vários pavilhões de exposição com animais, muitas barracas de comidas e bebidas. Um destaque para a famosa salsicha Bratwurst da OLMA, uma delicia.

Assistimos apresentações de dança folclórica e aproveitamos o grande espaço do parque de diversão, um ótimo local para aproveitar com as crianças e confesso que deu muitas saudades dos meus pequenos que ficaram com o pai em casa. Enfim, foi uma maneira muito divertida de terminar o nosso dia!!
Não faltam atrações legais para conhecer em St. Gallen e com certeza voltarei com a minha família para descobrir um pouquinho mais dessa cidade tão incrível.
Obrigada meninas por mais esse #experience, das ist super!
Participaram do #experiencestgallen
Realização: Ana Luiza de Souza www.pelomundoblog.com
As Blogueiras – Priscila www.suicaentreamigos.com
Janaina Abreu www.descobrindoasuica.com
Bruna – https://www.facebook.com/DOLDMundo/
Foto: Laurentina Leal
Apoio: SGB tourism – www.st.gallen-bodonsee.ch
Se você estiver em ST Gallen inclua no seu roteiro a rota do Voralpen Express.
***********************************************
Venha conhecer a Suíça comigo, terei o maior prazer em mostrar esse lindo país para você.
Quer fazer um tour na Suíça entre em contato comigo.
***********************************************
Conheça algumas montanhas na Suíça
Descendo de trenó em Melchsee frutt
Uetliberg- A montanha de Zurique
HarderKulm – O Topo de Interlaken
1 comentário