Categorias: Suíça, Suíça Com Crianças

Zermatt e a incrível montanha Matterhorn

Zermatt é um pequeno vilarejo suíço, daqueles que parecem saídos de um conta de fadas. Localizado no cantão de Valais, no sul da Suíça, a cidade fica ao pé da montanha Matterhorn conhecida por ser a montanha estampada na embalagem do chocolate Toblerone.

O destino é muito procurado no inverno porque o que não faltam por lá são pistas de esquis e snowboard para todos os níveis, mas mesmo para os que não são amantes dos esportes de inverno, Zermatt oferece passeios incríveis nas montanhas e na cidade.

COMO CHEGAR

– Trem

Zermatt é parte da rota panorâmica do Glacier Express ,então se você está pensando em fazer uma das rotas panorâmicas de trem da Suíça e quer conhecer Zermatt essa é uma excelente opção.

Para saber mais sobre o Glacier Express clique aqui

Para quem tem o Swiss Travel Pass é muito mais fácil porque só precisa fazer a reserva de assento já que o trajeto já está coberto pelo Swiss Travel Pass.

Para planejar melhor a sua viagem de trem até Zermatt consulte o site da SBB, que informa os horários dos trens e os melhores trajetos do seu local de partida. Viajar de trem pela Suíça é uma forma super prática e uma excelente oportunidade de admirar as belas paisagens do caminho.

Carro

Para chegar de carro até Zermatt é bom lembrar que na cidade não circulam carros, penas carros elétricos autorizados. Então é preciso estacionar o carro na cidade de Täsch e de lá pegar o trem para Zermatt.

Nós fomos de carro e escolhemos para no estacionamento da estação de trem de Täsch, por ser mais prático. O custo da diária foi de CHF 20 francos e de lá mesmo pegamos o trem.  Consulte aqui o site do estacionamento.

O trem de Täsch para Zermatt demora em media 12 minutos e o custo do ticket é de CHF 9 francos para adultos e CHF 4,50 para jovens ate 16 anos. Crianças até 6 anos não pagam o transporte na Suíça.  

Da nossa casa até Zermatt demoramos cerca de 3horas e mia de viagem. O nosso trajeto foi pelo cantão de Berna e cidade de Kandersteg pegamos o trem para carro, isso mesmo entramos no trem de carro e seguimos viagem.

Esse trem torna a viagem mais curta e cruza do cantão de Berna (Kandersteg)  até o cantão de Valais ( Goppenstein) em 15 minutos.  O custo do transporte do carro é de CHF 29,50. Para saber mais clique aqui

 O que fazer em Zermatt

Gornergrat

O Hotel no alto da Gornergrat

O Gornergrat é sem dúvidas um passeio incrível. Assim que chegamos na cidade foi o nosso primeiro destino. Para chegar no Gornergrat pegamos um trem que as da Gornergrat Bahn que fica em frente á estação de trem. Seguimos direto ao topo que está a 3.039 metros de altitude. O trajeto de Zermatt até Gornergrat leva 35 minutos.

A subida é tão maravilhosa que não tenho palavras para definir, se você me perguntar qual o lugar mais lindo na Suíça com certeza esse seria um deles. Conforme você vai subindo de trem e deixando a cidade para trás a imponente Matterhorn vai surgindo e se tornando cada vez maior e mais maravilhosa. É impressionante. Eu fique deslumbrada!!

Ao chegarmos no topo fiquei de queixo caído, já que o lugar é muito lindo. Lá no alto tem uma plataforma de onde é possível admirar todos os alpes e a Matterhorn. Incrível. É lá que fica o Hotel 3100 Gornergrat, o hotel mais alto da Europa. O hotel tem um hotel que é aberto ao público.

Depois de apreciar a vista e tirar muitas fotos, iniciamos a nossa descida. Tem algumas paradas intermediarias, nós paramos em Riffelberg que tem a pista de trenó, mas não conseguimos descer porque não prestamos atenção no horário e a pista tinha acabado de fechar.  Eu queria muito ter descido de trenó, mas tudo bem, já tenho um bom motivo para voltar!!

Esse pontinho preto sou eu tirando fotos – Foto: arquivo pessoal

Outra parada que é muito legal é a Rotenboden, onde você pode visitar a vila do Iglu. Dá para tomar um drink ou reservar para jantar no Iglu. Vale a pena.

A descida é tão linda quanto a subida e não deixe de aproveitar os últimos minutos para tirar muitas fotos.

O ticket para a subida até o topo do Gornergrat custa CHF 94 francos. Quem tiver halbtax , GA e Swiss Travel Pass tem 50% de desconto. Crianças até 6 anos é grátis. Crianças e jovens de 6 até 16 anos pagam metade e se tiverem o Juniorkarte é grátis.

Para saber mais sobre o Gornergrat clique aqui

Matterhorn Glacier Paradise

Esse foi outro passeio incrível que fizemos, nele você chegar ate o topo da estação de bondinho mais alta da Europa.

Para pegar o teleférico caminhamos ate a estação Glacier Paradise. A vista panorâmica das montanhas e da Matterhorn é linda. A subida é umas das melhores partes desse passeio.

Lá de cima você consegue ter uma dimensão da quantidade e da estrutura de pistas de esquis e Snowboards. No dia que subimos a maior parte das pessoas que estavam subindo era para esquiar e descer de snowboard.

O trajeto de Zermatt até o Glacier é de aproximadamente 45 minutos se você for direto, tem varias paradas intermediarias e em algumas delas é necessário trocar de teleférico.

Ao chegar no topo são muitos as atividades, a primeira logo na chegada é um cinema com um filme de esportes de inverno e escaladas gravado em Zermatt.  Depois seguimos para o observatório externo, onde pudemos observar a imensidão e a beleza dos Alpes. Simplesmente lindo demais!

De lá seguimos para o Palácio de Gelo.  Ao entramos nos deparamos com uma caverna de gelo, com varias esculturas. Até um trono para o rei ou rainha do gelo encontramos por lá. Mas o melhor foi descer no escorregador de gelo dentro do palácio, os meninos amaram.

Se preparando para escorregar no escorregador de gelo – Foto : arquivo pessoal

Lá em cima tem um restaurante e aproveitamos para almoçar e iniciar a descida. Esse é um passeio com muitas atividades então é legal separar o dia inteiro porque além do tempo de subida e descida ainda precisa de tempo para curtir todas as atrações.

Meu rei no trono no palácio de Gelo – Foto: Arquivo pessoal

O ticket para a subida até o topo do Glacier Paradise custa CHF 87 francos. Quem tiver halbtax , GA e Swiss Travel Pass tem 50% de desconto. Crianças até 6 anos é grátis. Crianças e jovens de 6 até 16 anos pagam metade e se tiverem o Juniorkarte é grátis.

No verão além de esquiar você pode fazer Snow Tubing no Glacier Paradise, uma boa opção para quem quer brincar na neve.

Para saber mais do Glacier Paradise clique aqui  

Ainda tem muitas outras opções de passeios e pontos turísticos para curtir em Zermatt.

– Matterhorn Museu – localizado no centro da cidade

– Passear pelo vilarejo

– Curtir um SPA da cidade

– São muitas as opções de trilha na cidade. A mais famosa delas é a trilha dos 5 lagos, uma trilha de 10 km com paisagens maravilhosas.

 Com certeza é uma cidade para ficar muitos dias e para visitar em qualquer época do ano. Mas vou contar para vocês que me apaixonei por ela toda branquinha no inverno ?

Logo Logo estarei de volta!! Até breve Zermatt!!

Deixe seu comentário

5 comentários

  1. Olá Jana, que bom que descobri seu post. Tem muita pouca informação de Zermat na internet, seu post está me ajudando. Gostaria de saber se em Dezembro é certeza de conseguirmos esquiar em Zermatt e como faço para descobrir sobre os passeios de trenó. Estou indo com meu neto de 12 anos e queria msi dicas de diversões para essa idade. Obrigada desde já.