Categorias: Suíça

Eiger Express – o novo teleférico da região de Jungfrau

No dia 05 de Dezembro de 2020 participei de um evento muito especial , a inauguração do novo teleférico Eiger Express na região de Jungfrau que vai diminuir o trajeto até Jungfraujoch, o Topo da Europa, em 43 minutos. Estive lá a convite do escritório de turismo da região e junto com as minhas parcerias de passeio Ana Luiza(pelomundoblog) , Monique (mejogueinomundo ) e Laurentina ( Fotógrafa na Suíça) .

Nesse post vou contar todos os detalhes desse novo trajeto com o Eiger Express.

O Passeio

O nosso encontro foi na estação de Interlaken Ost e ali pegamos um trem com destino ao Terminal Grindelwald. Estava um típico dia de inverno, muito frio e muita neve pelo caminho. A paisagem que já é encantadora, com neve ficou simplesmente sensacional.

Ao chegar no terminal , me surpreendi com o tamanho, ele é enorme , lembra um terminal de aeroporto, mais para frente vou falar mais dele.

É só seguir as placas que sinalizam Jungrfarujoch, é super tranquilo para encontrar. Pegamos o teleférico Eiger Express que leva 15 minutos até o Eigerglestcher. A vista lá do alto é sensacional. Não tem como explicar a beleza que é ver a cidade de Grindelwald e os alpes lá do alto, é uma das paisagens mais lindas que já vi por aqui.

Ao chegar em Eigerglestcher, para ir para Jungfraujoch é preciso pegar um trem até o topo. Eigergletscher é um dos pontos de ski/snowbord na região de Jungrfau , e como a temporada de ski na região começou no dia 05/12 e como tinha muita neve fresca encontramos muitas pessoas se preparando para esquiar.

Mesmo que você não vá esquiar , faca uma paradinha por lá para tirar muitas fotos e admirar a paisagem dos alpes, é incrível. E tire uma foto na bandeira da Suíça…. parada obrigatória 😊

O nosso almoço foi no restaurante em Eigergletscher, antes de seguir para o topo.

Na sequência pegamos o trem com destino a Jungfraujoch.

O trajeto dura 26 minutos e faz uma parada em Eismeer que está a 3.159 metros de altitude e é possível ter uma linda vista dos alpes suíços através do vidro.

O que fazer no Topo

Ao chegar no topo não deixe de pegar o passaporte da Jungfrau e carimbar a data da sua visita 😊

São muitas as atrações para visitar no topo.

Jungfrau Panorama

Muitas vezes o tempo não está bom para ver os alpes , como foi o caso desse dia, então é possível ter uma ideia da imensidão dos alpes no filme que é exibido no Jungfrau Panorama. Você consegue ter uma vista 360 graus das montanhas,

Plataforma de Observação SPHINX  

Dessa vez não foi possível visitar a plataforma de observação , ela estava fechada devido ao mal tempo. Mas se no dia da sua visita estiver aberta, não deixe de visitar e uma plataforma a céu aberto e para alcançá-la tem que subir em um elevador muito rápido. Se prepare para o frio e o vento, aqui é o ponto mais alto do passeio. Lá no alto você fica tão pertinho dos alpes que parece que podemos toca-los. Não deixe de tirar muitas fotos, porque a vista de lá é fantástica.

Sensação Alpina

Esse espaço foi criado para contar a história da idealização e da construção da ferrovia. Pelo caminho estão imagens antigas que mostram os primeiros trabalhadores que ajudaram na construção. E também temos um globo que representa o turismo na região.  Nesse espaço também temos uma estátua de Adolf Zeller que foi quem projetou a ferrovia.  Tem também uma pintura em homenagem aos primeiros alpinistas que escalaram a montanha. 

 Palácio de gelo

Esse palácio de gelo e sensacional, são muitas esculturas de gelo, só tome muito cuidado para não escorregar, porque o chão é de gelo e a temperatura é sempre de -3 graus.

Plateau

Esse lugar é incrível. A vista é espetacular, pena que não foi possível ver nada…risos…. porque o tempo estava super fechado. Mas conseguimos tirar uma foto com bandeira…. quando o tempo não esta muito bom eles colocam a bandeira próximo a porta para as pessoas conseguirem tirar foto.

Loja da Lindt

Aproveite para comprar e saborear os deliciosos chocolates suíços da marca da Lindt. A loja oferece uma grande variedade de produtos.

Depois da visita da Lindt fomos direto pegar o trem, já estava no nosso horário.

O caminho de volta foi o mesmo da subida, pegamos o trem e o teleférico e encerramos o nosso dia em Interlaken Ost.

O trajeto

Para chegar em Jungfraujoch , o Topo da Europa , você pode fazer o trecho da subida por Grindelwald e da descida por Lauterbrunen ou vice versa. Agora com o teleférico Eiger Express, é possível continuas fazendo dessa forma…. assim tem a possibilidade de admirar as paisagens pelos dois caminhos.

O nosso trajeto foi tanto de subida como de descida pelo teleférico, já que o objetivo era conhecer o Terminal Grindelwadl e o Eiger Express, mas sugiro para vocês fazerem o seguinte caminho.

A subida , saindo de Interlaken Ost de trem até o Terminal Grindelwald onde pega a gondola do Eiger Express até Eigergletsch e de lá o trem até o Jungfraujoch .

A descida , sai de Jungfraujcoh de trem até Eigergletsch, ali pega o trem ate Kleine Scheidegg , ali faz uma nova troca de trem com destino a Lauterbrunnen , onde pega um novo trem ate Interlaken Ost.

Assim é possível apreciar a vista dos dois lados. Ah não posso deixar de lembra vocês que o trajeto antigo subindo e descendo de trem continua em funcionamento normalmente…. então o que não faltam são opções de passeios para você subir ate Jungfraujoch, o Topo da Europa.

O terminal e o Eiger Express

O terminal é enorme , parece um terminal de aeroporto. Você pode acessá-lo de trem como nós fiemos ou pode ir de carro, tem estacionamento para 1000 veículos. Tem lojas de souvenir, de roupas de inverno, de chocolates e restaurante e café. Se for necessário alugar equipamentos para esquiar lá também tem uma loja para atendê-lo.

A sinalização para acesso ao teleférico é bem completa, então não se preocupe , será muito tranquilo o seu acesso ao Eiger Express.

O Eiger Express é uma gondola super moderna com vista de 360 graus para os alpes. São 44 gondolas com 26 assentos aquecidos cada uma. As obras desse percurso levaram 2 anos para ficar prontas. O conforto e a rapidez do trajeto tem muitas vantagens para quem tem apenas 01 dia para visitar Jungfraujoch, já que com esse novo trajeto o percurso será 47 minutos mais rápido.

Preços

Os valores para os dois trajetos são o mesmo, o que muda é que em alguns meses o passeio é um pouco mais barato.

Segue abaixo os valores para adulto na segunda classe, partindo de Interlaken Ost

Janeiro a maio / set,out e dez – CHF 210,80/ Jun, Jul e Ago – CHF 235,80 / Nov e Começo de Dez – CHF 184,80

Para quem tem o Swiss Travel Pass o ticket tem 25 % de desconto , segue os valores abaixo

Janeiro a maio / set,out e dez – CHF 144,60 / Jun, Jul e Ago – CHF 163,35/ Nov e Começo de Dez – CHF 125,10

Dicas

  • Vá com roupas aquecidas, mesmo no verão porque lá no alto é bem frio
  • Não esqueça luvas e touca, se tiver ventando você vai precisar muito.
  • Vá se possível com sapato impermeável para não escorregar e não molhar
  • Leve agua para beber no caminho, porque você pode se sentir um pouco desconfortável com a altitude.
  • Leve celular, câmera, e tire muitas fotos… o lugar é sensacional.

Aproveite muito e se divirta, porque esse passeio é sensacional e vale muito a pena😊

***********************************************************************

Esse passeio eu fiz no dia 05 de dezembro de 2020, com as minhas parceiras Ana Luiza ( pelomundoblog) , Monique ( mejogueinomundo) e Laurentina( Fotógrafa na Suíça). O lugar foi destino de mais um #experience, um projeto que tem por objetivo mostrar as belezas da Suíça. Esse foi o #eigerexpressexperience

Estivemos lá a convite do escritório de turismo da região e a guia Ctaraina que nos acompanhou em todo o passeio.

Instagram @jungfraujochtopofeurope @jungfrauregion

Facebook @jungfraujochtopofeurope @jungfrauregion

Veja o que rolou no evento também, através da Hashtag #eigerexpressexerience  no Instagram e Facebook.

***********************************************

Saiba mais sobre os outros Experiences

Experience Gotthard

Experience Jungfraujoch

Experience Grindelwald

Experience Lavaux

Experience Monte Brè

Deixe seu comentário