Categorias: Sem categoria

Gruyères – Um vilarejo medieval dos sonhos.

IMG_4739 mark

No dia 31 de agosto realizamos o #experiencegruyeres onde visitamos o lindo vilarejo  que fica localizado no cantão de Friburgo, no lado francês da Suíça e que tem cerca de 1.600 habitantes.  Nem dá para acreditar que numa cidade tão pequenina tenha tanta coisa legal para fazer e conhecer.

Vem comigo que vou contar como foi o nosso dia nesse lugar tão lindo.

IMG_4816 mark

Fábrica de queijo – La Maison Du Gruyères

A nossa primeira parada foi na fábrica de queijo Gruyères que fica localizada em frente à estação de trem. Nós tínhamos a visita agendada para as 9h00 para acompanhar a fabricação do queijo. Durante o dia tem vários horários que você pode acompanhar a produção do queijo.

IMG_4790 mark

O tour pela fábrica mostra a história do queijo Gruyères e da sua produção e é possível acompanhar por janelões de vidro uma grande parte dos processos de fabricação, que vai desde a chegada do leite até a maturação.

 

O famoso queijo Gruyères é duro e não tem furos e a peça redonda pesa em média 35 kilos e são produzidas 48 peças por dia. O leite usado na queijaria é dos fazendeiros locais, que reabastecem a fábrica duas vezes ao dia. Desde 2001 foi aplicada a norma de proteção ao queijo Gruyère a AOP ( Denominação de Origem Protegida), somente os queijos produzidos na Suíça é que possuem esse denominação, como forma de defender a exclusividade da produção.

IMG_4780 mark

E o mais legal de tudo foi poder degustar as amostras do queijo Gruyères com maturação de 6, 8 e 10 meses.

IMG_2569

 

No final do tour tem uma loja com uma grande variedade de queijos e souvenirs.  Uma excelente oportunidade para levar o maravilhoso fondue de queijo Gruyères para casa e se não tiver a panela de fondue já pode comprar junto na loja.

IMG_4799 mark

Mas se você tiver tempo e quiser também pode almoçar no restaurante da La Maison du Gruyères que serve pratos deliciosos.

IMG_4807 mark

Mas como ainda estava cedo seguimos para a Vila de Gruyères, quem tiver disposição pode subir andando, é uma distância de mais ou menos 1 km, ou pode subir de ônibus que sai da estação.  Nós subimos de ônibus, mais fácil depois de comer tanto queijo…rs. Quem estiver de carro pode estacionar próximo à entrada da cidade.

La Maison Du Gruyères

Valor da visita:

Adulto – CHF 7  / Crianças até 12 anos  – Grátis

Pacote família (2 adultos + crianças ate 12 anos) – CHF 12

Horário de funcionamento: 

De Junho até setembro: 9h00 às 18h30 / De Outubro até maio: 9h00 às 18h00

Saiba mais sobre a fábrica aqui

Chocolaterie de Gruyères

IMG_4833 mark

A próxima parada é tão saborosa quanto a primeira.  A Chocolaterie de Gruyères ofereceu para nós um Workshop que conta a história da descoberta do chocolate e como é feita a sua fabricação.

IMG_4844 mark

Eu já li bastante sobre esse tema, mas me surpreendi com o workshop pelas suas riquezas de detalhes e informações e principalmente porque foi possível experimentar o cacau em suas etapas de produção. Foi simplesmente demais!! Adorei!!

IMG_4851 mark

Depois fomos visitar a loja e compramos alguns chocolates. Lá te um chocolate que foi produzido com o Cacau brasileiro e que tem 71% de cacau, confesso que eu prefiro muito mais os chocolates ao leite do que os amargos. O chocolate ao leite é simplesmente divino.IMG_4863 mark

 

Para quem tiver interesse em saber mais sobre a Chocolaterie Gruyeres e os tipos de workshop oferecidos , clique aqui

Mesmo depois de comer queijo e chocolate mais do que devíamos seguimos para almoçar. E que almoço gente…. foi bom demais.

IMG_4878 mark

Almoçamos no restaurante do Hotel de La Fleur de Lys e não vou mentir para vocês não…. eu comi um super fondue, mesmo com o calor, eu não podia perder a oportunidade de saborear um fondue de Gruyeres original.

IMG_4877 mark

Rue du Bourg 14, 1663 Gruyères / Tel: +41 26 921 82 82

http://www.hotelfleurdelys.ch/de

Depois dessa comilança toda só nos resta caminhar e passear pela vila. Que tem uma linda vista dos alpes e umas casinhas bem encantadoras.

IMG_4880 mark

Fomos surpreendidas por uma apresentação de música alpina. Eu acho o máximo esse tipo de apresentação.

IMG_5018 mark

Castelo de Gruyères

Castelo de Gruyères é o segundo castelo mais visitado da Suíça e uma viagem pelos séculos XIII ao XIX. Ao passear pelo castelo você vai se deparar com mais de 800 anos de história, arquitetura e cultura da região.

IMG_4916 mark

O interior do castelo é todo mobiliado e super decorado.

IMG_4949 mark

IMG_4974 mark

O jardim é uma atração a parte  não deixe de visitar e apreciar a vista das montanhas.

IMG_4965 mark

Se você tiver o Swiss Travel Pass a entrada no castelo é gratuita. O valor do ticket para adultos é de CHF 12 francos e CHF 4 francos para crianças entre 6 e 16 anos. Para crianças até 6 anos a entrada é gratuita.

O horário da visita de abril a outubro é das 9h00 às 18h00 e de novembro a março é das 10h00 às 17h00.

Para saber mais sobre o castelo acesse aqui

IMG_5005 mark

Uma boa dica é passear pela cidade, entrar nas lojinhas de artesanatos e souvenirs, tem cada coisa linda. E não deixe de ir até a muralha da cidade, além da vista espetacular, de lá você consegue tirar muitas fotos bonitas!!

IMG_4899 mark

 

Esse foi mais um #experience com um lindo dia de sol e na companhia de pessoas para lá de especiais !!

IMG_5025 mark

Não deixe de conhecer Gruyères tenho certeza de que você vai se apaixonar !

Participaram do #experiencegruyeres

Ana Luiza de Souza (Pelo Mundo Blog) , Janaina (Descobrindo a Suíça) e a youtuber Nathalia Fernandes do canal Morando na Suíça.
Fotos – Laurentina Leal (Fotógrafa na Suíça)

Apoio: Escritório de Turismo de Gruyeres .

Instagram @lagruyere

Facebook @regionlagruyere

https://www.la-gruyere.ch/en/

 

Veja o que rolou no evento também, através da Hashtag #experiencegruyeres no Instagram e Facebook.

Espero que tenham gostado 🙂

Deixe seu comentário

2 comentários