O que fazer em Lucerna

Lucerna está localizada na região central e às margens do lago Vierwaldstättersee, é uma das mais charmosas cidades da Suíça. Eu sou suspeita para falar porque desde a primeira vez que visitei a cidade fiquei apaixonada com as lindas paisagens do lago e das montanhas. Mesmo não sendo uma cidade grande, Lucerna tem uma localização estratégica estando próximo a Zurique e Berna e também de muitas montanhas, sendo assim facilmente escolhida como base para muito turistas que visitam a Suíça.

O centro antigo e suas construções históricas encantam qualquer um, a melhor maneira de conhecer a cidade é caminhando e descobrindo as suas ruas e praças. Se prepare para conhecer e se apaixonar por Lucerna.

Ah se você tem pouco tempo na cidade se concentre em conhecer a região central da cidade , próximo ao rio Reuss e ao lago, E se tiver interesse em fazer um tour comigo e saber mais da história e das curiosidades de Lucerna , terei o maior prazer em mostrar essa linda cidade para você, é só me clicar aqui.

Dicas do que que fazer em Lucerna

Estação de trem

A estação de trem é bem mais moderna que a maioria das estações de trem na Suíça, já que prédio original pegou fogo e esse foi construído em 1991, somente o arco que fica na frente da estação sobreviveu ao fogo. Na estação você encontrar lojas , mercados e lanchonetes para um lanche rápido.

KKL – Centro Cultural

Ao lado da estação você encontra o KKL – Centro cultural de Lucerna , que tem diversas salas para exposições, concertos e apresentações e é também onde fica o Kunstmuseum , o museu de arte de Lucerna. O prédio também é super moderno e foi construído em 1998 .No verão, o KKL tem um espelho de água lindo que na época do inverno se transforma em uma pista de patinação no gelo.

Lago dos Quatro Cantões – Vierwaldsttättesee

O lago dos quatros cantões é um dos mais bonitos da Suíça. Não deixe de incluir um passeio no lago no seu roteiro. São várias as opções de passeios. Você pode escolher entre a volta completa ou uma rota mais curta. Eles também oferecem passeios com brunch ou almoço incluído. Existem diversas paradas e vilarejos pequenos que valem a pena a visita. Se tiver tempo programe um dia de passeio… assim você consegue visitar algumas dessas pequenas e charmosas cidades.

Para saber mais sobre os passeios clique aqui.

Passeio de Barco no Lago de Lucerna

Kapelbrücke – Ponte da Capela

Essa ponte é o cartão postal da cidade. É a maior ponte de madeira coberta da Europa e foi construída em 1.333 e no centro da ponte você vai encontrar a torre Wasserturm , que nos tempos antigos foi utilizada como ponto de observação e proteção da cidade.

No ano de 1993 a ponte pegou fogo e boa parte dela foi destruída, assim com muitas das pinturas que decoravam o seu interior. Em um ano a ponte foi reconstruída. Na primavera e no verão ela fica toda decorada com flores naturais , deixando o visual ainda muito mais bonito.

Jesuíta Kirche – Igreja dos Jesuítas.

Uma das igrejas mais bonitas e decoradas que eu já visitei. Ela está do lado esquerdo do rio Reuss e começou a ser construída em 1. 666 pelos jesuítas que chegavam em Lucerna fugindo da reforma protestante, que tomava uma boa parte do país. É primeira igreja em estilo barroco construída na Suíça.

Spreuerbrücke – Ponte de palha

Outra ponte de madeira que também faz parte dos principais pontos turísticos de Lucerna. A Spreuerbrücke fica perto da barragem de madeira que controla o volume de agua do rio.

Essa ponte foi construída em 1.408 e no seu interior também tem algumas pinturas com motivos católicos para fortalecer a região católica , por conta do crescimento da religião protestante.

Muralhas e Torres Musegg

Lucerna ainda conserva a muralha medieval que antes protegia a cidade. Elas foram construídas entre os anos de 1.350 e 1.408 e faziam parte das fortificações da cidade. Entre os meses de abril e novembro é possível caminhar pelas muralhas que chegam a ter um metro e meio de espessura e estão muito bem conservadas e pelo caminho você vai encontrar algumas torres, 4 delas estão abertas para visitação. A mais legal de todas é a torre do relógio que foi instalado em 1.535. Ao entrar você pode ver o relógio por dentro e ter uma ideia de como eram feitos os relógios antigamente, é muito legal.

A caminhada até lá é um pouco puxada com uma subidinha caprichada, mas vale super a pena. A vista lá do alto é incrível. E o melhor de tudo a visitação é gratuita.

Cidade antiga

Não deixe de caminhar e apreciar as lindas ruelas da cidade antiga. Ela encanta pelo capricho das pinturas nas fachadas das casas. Ande sem pressa porque são muitos os detalhes para você se encantar. Não deixe de apreciar o prédio do hotel balances, a fachada dele é incrível. Caminhe pela praça Weinmarkt (praça do vinho) aonde tem a farmácia mais antiga da cidade e uma das mais belas fontes, a fonte de St Mauricie uma dos padroeiros da cidade. De lá siga para Kornmarket que fica atrás da prefeitura e não deixe de seguir em frente e chegar ate a estátua do carnaval, é ali que é o ponto de inicio do carnaval de Lucerna um dos mais famosa da Suíça.

Monumento do Leão

Ao sair do centro antigo caminhe até o monumento do leão, são cerca de 15 minutos e você pode ir apreciando a vista e o lago.

Não deixe em hipótese nenhuma de visitar o leão…. ele é incrível !!

É uma escultura enorme que foi esculpida diretamente nas pedras da montanha. Não tem como não ficar admirado pela beleza dos detalhes. O leão está ferido e é impressionante as sua expressão de dor e sofrimento. Ele foi feito no ano de 1820 em homenagem aos soldados suíços que lutaram e morreram na revolução francesa.

DICA DESCOBRINDO : Para não encontrar o lugar muito cheio vá de manha cedo , não deixe de levar a sua maquina fotográfica e o melhor de tudo a metrada é grátis.

Hofkirche St Leodegar

Hoje é a catedral de Lucerna, mas anteriormente no século VIII era um mosteiro beneditino e em 1.455 se tornou um mosteiro canônico. A igreja foi destruída por um incêndio em 1.633, restando apenas as duas torres da igreja, que ainda apresentam elementos de construção românica. Vários estilos podem ser encontrados dentro da igreja que é generosamente decorada com imagens e altares dourados.

Bachmann Confiserie

Não deixe de visitar e apreciar as delicias da confeitaria Bachmann. Eu adoro os chocolates e o sorvete. É uma excelente opção para uma paradinha e tomar um café ou chocolate quente, também tem opção de lanches e pizzas.

Você encontra algumas lojas da Bachmann na cidade , mas eu gosto mais da loja que fica na praça Schwanenpl. 7, 6004 Luzern, ela é grande e a tem uma variedade enorme de chocolates. Não deixe de visitar !

Castelo Gütsch

Do centro da cidade avistamos um castelo lá no alto, hoje ele é um hotel mas foi construído em 1888 como residência privada . O hotel Gütsch tem a sua arquitetura foi inspirada no castelo Neueschwanstein , na Alemanha, que também inspirou o Castelo da Cinderela, de Walt Disney!

O hotel é famoso por ter recebido a rainha Vitória quando ela visitou Lucerna em 1.880.

Mesmo que você não se hospede por lá programe uma visita. A vista lá do alto é linda e é lá que esta o Spot do Grand Tour de Lucerna. O restaurante do hotel é aberto ao público, uma boa opção para um drink ou jantar.

O acesso pode ser por carro ou por um elevador inclinado , que em 2015 substituiu o antigo funicular. O elevador demora apenas 2 minutos para chegar até o alto da colina, para pegar o elevador vá até Baselstrasse no centro de Lucerna.

Museu do transporte

O museu do transporte , também conhecido como Verkehrshaus, foi inaugurado em 1959 e é o mais popular da Suíça. É um museu super interativo e faz a alegria da criançada e conta a história do transporte e da mobilidade através de um acervo enorme, com mais de 3 mil peças em exibição. Ele é dividido em quatro : o transporte ferroviário, rodoviário, marítimo e aéreo. Se tiver tempo programe um dia inteiro para visitar porque os pavilhões são grandes e tem muita informação legal.

Como chegar no museu partindo da estação central de lucerna.

De ônibus – os ônibus números 8 e 6 são as melhores opções, demoram apenas 10 minutos até o ponto Luzerna, Verkehrshaus/Lido .

De barco – Se o dia estiver lindo e você quiser fazer um pequeno passeio de barco de apenas 10 minutos, vá de barco e desça na parada Verkehrshaus-Lido… ao descer é uma pequena caminhada de 10 minutos ate a entrada do museu. Se tiver o swiss travel pass esse trecho já esta incluso. O valor do ticket é de CHF 6,40 o trecho.

O Museu do transporte em Lucerna

Passeio bate e volta para os alpes a partir de Lucerna

Lucerna é rodeada por montanhas e se você deseja conhecer algumas dessas que compõem a maravilhosa paisagem da cidade , segue abaixo algumas opções de passeios de um dia partindo de Lucerna.

Pilatus

O Pilatus é uma montanha de fácil acesso a partir de Lucerna. Na primavera/verão você pode fazer a rota dourada que inclui o passeio de barco até Alpnachstad e a subir a montanha no trem de cremalheira mais íngreme do mundo e desça de teleférico por Kriens, é um passeio super completo e vale muito a pena. Mas se você tiver pouco tempo ou estiver em Lucerna no inverno suba e desça a montanha de teleférico é bem mais rápido.

Para saber mais sobre esse passeio leia aqui o post completo sobre o Pilatus.

Rigi

O Rigi é uma das montanhas mais baixas da região de Lucerna, mas não menos interessante. O caminho para o Rigi também inclui passeio de barco ate a região de Vitznau e a subida também em trem de cremalheira. A descida pode ser feita por teleférico em Weggis. Você pode subir por um lado e descer por outro. O bom desse passeio é que ele esta incluído no Swiss Travel Pass.

No Rigi além da vista incrível, você também aproveitar uma piscina térmica Rigi Kaltbad Mineral Baths & Spa que fica na estação intermediária.

Não deixe de inclui esse passeio no seu roteiro.

Titlis

Essa é a montanha mais alta da região… é um doas passeio mais legais. Posso dizer que é o meu preferido . É a montanha que eu mais faço tour na região , eu simplesmente adoro o Titlis.

O Titlis fica a 3.238 metros de altura e tem muitas atrações lá no alto. A ponte suspensa, a caverna de gelo e uma loja da Lindt são algumas dessas atrações. E já anota aí se você vier no verão, essa é uma excelente opção para ver a neve, já que lá temos neve o ano inteiro.

Para chegar lá partindo de Lucerna é só pegar o trem com destino a Engelberg e da estação de trem até o ponto de saída do bondinho é uma pequena caminhada de 10 minutos.

Saiba mais sobre o Titlis nesse post completo com todas as informações

Stanserhorn

Esse é um passeio incrível também…. você pode programar para fazer em meio dia. O Cabrio Stanserhorn é o primeiro teleférico aberto do mundo , isso mesmo com o teto conversível e você sobe a montanha com o vento na cara. A vista lá do alto é incrível. A subida da montanha é feita em duas etapas, primeira parte com um funicular aberto em estilo retrô e depois você pega o teleférico , fique atento porque esse passeio só funciona na primavera/verão, então programe bem o dia da sua visita.

Para chegar lá partindo de Lucerna , pegue o trem com destino a Engelberg o mesmo que vai para o Titlis e desça na estação de Stans. Uma pequena caminhada separa a estação de trem do ponto de partida do funciular.

Conheça o passeio completo nesse post.

Lucerna e os trens panorâmicos

Existem duas linhas panorâmicas que partem ou chegam em Lucerna. A Golden Pass que liga Lucerna até Montreux, passando por Interlaken e a rota do Gotthard Panorama Express que vai Lucerna até a cidade de Lugano, no cantão italiano.

Golden Pass

Essa rota é muito linda … o trem parte de Lucerna com destino a Interlaken, não deixe de apreciar os lagos e as paisagens que vão surgindo pelo caminho. O ponto lato dessa rota é o lago de Lugern, que tem um tom de verde que não tem como explicar. Em Interlaken é feita a primeira troca de trem e de lá seguimos para Zweisimmen , esse trecho é feito em trem normal… mas as paisagens continuam surpreendendo. Em Zweisimmen trocamos novamente de trem e lá vamos nós no trem panorâmico com destino a Montreux. Essa rota dura 5 horas e além das maravilhosas paisagens ela passa por 8 lagos e por lindos vilarejos entre eles o vilarejo de Gstaad que vale uma visita.

Golden passa a Rota Panorâmica de Lucerna até Montreux

Gotthard Panorama Express

Essa rota liga a cidade de Lucerna na região alemã da Suíça à cidade de Lugano na região italiana da Suíça. O passeio é feito em duas etapas, a primeira é feita de barco ate a cidade Fluelen e lá pegamos o trem até Lugano. Essa é uma excelente opção para quem quer se deslocar de Lucerna para o Ticino. A rota completa também dura em cerca de 5 horas. As paisagens no passeio do lago são incríveis e no trem com as janelas panorâmicas são de tirar o folego. Se programe para dormir em Lugano e aproveitar um pouco dessa região mais quente da Suíça.

Saibas mais sobre esse passeio aqui

Lucerna é uma das cidades mais bonitas da Suíça e o que não faltam são opções de passeios ! Tenho certeza que você vai adorar Lucerna !!

Bom passeio e bom divertimento

Espero que tenham gostado conhecer um pouco mais de Lucerna . Não deixe de inclui-la no seu roteiro e se quiser passear comigo e conhecer mais de Lucerna e dessas montanhas , venha fazer um tour comigo  é só me escrever ! Será um prazer mostrar essa linda cidade para você!

Até a próxima 😊

********************************************************************************

Saiba mais sobre

Barco do Fondue no Lago de Zurique

Um dia incrível com passeio de Barco pela região de Interlaken.

Aeschbach – Uma deliciosa fábrica de chocolate perto de Lucerna

2 comentários em “O que fazer em Lucerna

  1. Excelente resumo das belezas da Suíça.Gostaria de ir em 2021 pois até já tenho um crédito de uma viagem que iríamos fazer em julho deste ano.Vejo falar que tudo aí é muito caro.Vc acha que fica difícil para passar uns 5 dias aí?

    1. Ola Lilia
      Realmente a Suíça é um pais mais caro que outros da Europa , mas se você fizer um bom planejamento consegue ficar 5 dias aqui tranquilamente. Se precisar de ajuda com o roteiro me avise.
      Ata mais
      Janaina

Deixe uma resposta