O #ExperiencePilatus foi um evento organizado pela Ana Luiza do blog www.pelomundoblog.com e que contou com a minha participação, a da Renata www.asviagensdare.com , da Monique www.mejogueinomundo.com e da Pri www.suicaentreamigos.com e que tinha o objetivo de conhecer, explorar e contar para vocês tudo sobre a montanha Pilatus.

O Pilatus é conhecido como a montanha dos dragões porque reza a lenda que na idade média dragões com poder de cura moravam na montanha, porém naquele tempo as pessoas tinham medo de explorar a montanha. Não é exatamente o que acontece hoje, ela é uma das montanhas mais visitadas da Suíça e está localizada na região de Lucerna e possui 2.132 metros de altitude.
O nosso dia começou na cidade de Lucerna com um passeio de barco que pegamos no píer logo em frente à estação de trem e que nos levou até Alpnaschtad , esse trajeto durou cerca de 1hora e nem preciso dizer para vocês que o passeio é incrível , fomos presenteadas com um dia lindo de sol, então estava perfeito!! A vista da montanha Pilatus do lago realmente é demais.
Assim que chegamos a Alpnaschtad pegamos o trem de cremalheira , que trafega na ferrovia mais íngreme do mundo (48 graus de inclinação ).

É uma sensação inexplicável você olhar para o alto e ver que parece uma subida que não tem fim e olhar para os lados e ter uma vista sensacional. Foram cerca de 30 minutos de subida, o trem vai bem devagar então é possível apreciar bastante as paisagens, dos lagos e montanhas da região. O trajeto de trem termina no topo da montanha e agora sim estamos bem no alto.
No alto da Montanha encontramos dois restaurantes ( um com a la carte e outro self service) ,dois hotéis ( Bellevue e Pilatus – Kulm, construídos em 1.890) e uma lojinha com muitos souvenires.
Fizemos uma pequena trilha que nos levou a um observatório com uma vista incrível. Se o dia estiver bem aberto você consegue apreciar um panorama com até 73 picos. Apesar do dia de sol em Lucerna, o tempo no topo da montanha não estava tão aberto.

O próximo passo foi fazer a tão famosa trilha do Dragão, passamos por grutas e cavernas, com uma vista espetacular, com escadas e subidas de tirar o folego e de deixar com medo, mas no final foi muito bom!! Uma vista simplesmente demais!!
Depois de tantas caminhadas fizemos uma paradinha básica para almoçar, mas o restaurante de básico não tinha nada. Fomos almoçar no Restaurante Pilatus Kulm , que tem um cardápio a la carte muito bom que serve pratos regionais.

Depois do almoço aproveitamos para tirar mais algumas fotos e nos preparamos para a descida. Descemos de gôndola até a estação Fräkmünteg, que eu chamei de estação aventura, porque é lá que encontramos o parque de arvorismo e tirolesa. Algumas trilhas também começam por aqui , a principal atração e a mais legal é o Rodelbhan, um tobogã alpino que mais parece com um carrinho de rolimã que desce numa pista, é simplesmente demais. Esse trenó é um dos mais longos da Suíça, em torno de 1.300 metros de extensão. No começo fiquei com um pouco de medo, mas depois foi só descer e curtir o momento. Esse espaço só fica aberto no período de verão (abril a outubro).

Depois dessa aventura incrível foi hora de se despedir dessa montanha fantástica e desse dia maravilho. A descida até a estação Krieseregg é feita por teleférico, nessa parada encontramos um parquinho para as crianças e mais uma opção de restaurante. A última parada é Krienz e de lá fizemos uma pequena caminhada até o ponto de ônibus que nos deixou na estação de trem de Lucerna.
Essa rota que fizemos – barco + trem de cremalheira na subida e gôndola + bondinho na descida é chamada ROTA DOURADA e foi simplesmente demais porque nos proporcionou experiências diferentes, e um dia incrível na Montanha dos Dragões. Valeu super a pena!!!
Dicas importantes
– O Swiss Travel Pass fornece 50% de desconto para a Rota Dourada
– O valor do total desse passeio é de CHF 102,60 ( incluso o barco 2ª classe e o ônibus de Kriens até Lucerna)
– A rota Dourada só funciona de abril a outubro, para conhecer o Pilatus de novembro a março você pode utilizar a gôndola e o bondinho.
– A descida do Rodelbhan custa CHF 8 e não é permitido levar câmeras e celulares . No final da descida você pode comprar a sua foto por CHF 5.
– Preço do arvorismo CHF 28 (adultos ) e CHF 21 ( crianças de 8 a 16 anos)
– Não esqueça que você vai subir uma montanha e mesmo no verão é bom levar uma casaco para casa esteja ventando
– Importante – Não esqueça sua câmera fotográfica , você vai tirar fotos fantásticas!!!
Esse foi um dia incrível e e para saber tudo que rolou no dia do evento é só procurar a Hastag #ExperiencePilatus no Instagran e no Facebbok e seguir todas as meninas que participaram.
Agradecimento especial ao apoio do Pilatus Bahnen !
Espero que vocês tenham gostado !! E até a próxima !!
***********************************************
Venha conhecer a Suíça comigo, terei o maior prazer em mostrar esse lindo país para você.
Quer fazer um tour na Suíça entre em contato comigo.
*******************************************************************************
***********************************************
Saiba mais sobre os outros Experiences
Adorei o post, Jana!!! Este dia foi realmente incrível!!!
Ana esse passeio foi bom demais !!