Categorias: Suíça

Os Encantadores Vinhedos de Lavaux

Vinhedo de Lavaux

Os vinhedos de Lavaux é um lugar tão lindo que não é à toa que desde 2007 são considerados patrimônio mundial da UNESCO. Lavaux fica no cantão de Vaud, no lado francês da Suíça e é uma das maiores regiões vinícolas do país com 800 hectares de vinhedo com vista para o lago Léman, o que torna a paisagem da região mais espetacular.

Os vinhedos de Lavaux são divididos em oito pontos sendo: St.Saphorin, Desaley e Expess as mais conhecidas. As paredes e os terraços de Lavaux foram construídas no século 12 e são mantidos pelos vinicultores até hoje.

A estrela da região é a uva Chasselas, que só é cultivada aqui na Suíça e é responsável por 70% da produção do vinho de Lavaux. Os vinhos produzidos com a Chasselas têm mais minerais e são mais robustos.

A grande diferença entre os solos da região e a forma como o sol reflete no lago Léman fazendo com que os muros de pedras concentrem muito mias calor, são os responsáveis pela produção de vinhos da região seja rica em variedade de aromas e sabores.

O Passeio

Em um sábado de sol em pleno verão suíço fomos explorar essa lida região e desfrutar de suas belíssimas paisagens.

Nós chegamos em Lavaux de barco e o passeio pelo lago Léman foi sensacional. A vista dos vinhedos de frente é linda demais e rende muitas fotos! O trajeto de barco de Lausanne Onchy até Rivaz leva 45 minutos. Ao chegarmos em Rivaz – St. Saphorin, fomos recebidos pela Angela, guia local que nos acompanhou por todo o passeio.

Nós chegamos em Lavaux de barco e o passeio pelo lago Léman foi sensacional. A vista dos vinhedos de frente é linda demais e rende muitas fotos! O trajeto de barco de Lausanne Onchy até Rivaz leva 45 minutos.

Ao chegarmos em Rivaz – St. Saphorin, fomos recebidos pela Angela, guia local que nos acompanhou por todo o passeio.

A nossa primeira parada foi no restaurante Auberge Rivaz, muito charmoso e com vista para o lago! Foi servido um prato típico da região, Filet de Perche, que veio acompanhado de um delicioso vinho – Le Grillon Rivaz – Chardet.

O sorvete servido de sobremesa também foi produzido com produto local, Lie de Lavaux, a cachaça feita na região. Isso mesmo tomamos sorvete de cachaça. O sabor é forte, mas eu achei bem gostoso ?

Degustação de Vinhos

A nossa próxima parada foi em Lavaux Vinorama para a degustação de vinhos. Esse é um espaço para degustação, apresentação e venda dos vinhos dos produtores locais.  Lavaux Vinorama tem uma adega completa com cerca de 300 tipos de vinhos da região de Lavaux, a maioria produzidas com Chasselas , mas lá você também vai encontrar deliciosos vinhos tinto.

Um fato que eu achei muito interessante é que toda semana as opções de vinho para degustação são alteradas. Assim é ´possível saborear e degustar vinhos diferentes toda a semana. Amantes de vinhos, anotem essa informação…rs

Caso você queira degustar algum vinho especifico que não esteja na carta de degustação da semana , é só pedir que a taça será cobrada a parte.

A degustação que fizemos incluía 3 tipos de vinhos diferentes, sendo dois brancos e um tinto e o valor é de CHF 19 francos por pessoa. Mas eles oferecem também outras variações de degustação, a opção com a maior quantidade de tipos de vinhos tem o valor de CHF 24 francos por pessoa e inclui 3 tipos de vinho branco e dois tipos de vinho tinto.

Durante a degustação assistimos um vídeo que mostra o período de 01 ano da produção da uva, desde a preparação da terra até o período da colheita. Foi muito interessante.

Abaixo os nomes e fotos dos vinhos que experimentamos. Não sou grande entendida de vinhos, mas achei todos muito bons… o vinho tinto foi o que eu achei mais forte.

Passeio pelos vinhedos

Após a degustação fomos passear pelos vinhedos. A nossa guia Ângela nos levou para passear de carro pelos vinhedos.  Foram vários caminhos e paisagens incríveis, muitas paradas para fotos e momentos para apreciar a beleza dos vinhedos bem de pertinho.

Passamos por alguns pequenos e encantadores vilarejos. Com certeza quero voltar mais vezes para admirar ainda mais a beleza do lugar!! Você também pode fazer o caminho a pé ou de bike. Acredito que seja uma excelente opção… ir caminhando e se perdendo no meio das plantações de uva e pelas cidadezinhas, acha que na próxima vez vou a pé ?

Como chegar

No começo do post conto para vocês que chegamos em Lavaux de barco, mas são diversas as opções para chegar ate lá !

Barco

O barco sai de Lausanne Ouchy e leva em media 40 minutos para chegar até Rivaz. A vantagem de ir de barco é que a vista dos vinhedos de frente é maravilhosa. Você pode fazer igual a nós, ir de barco e voltar de trem.

O valor do trajeto de barco ate Rivaz é de CHF 18 francos para adultos e CHF 9 francos para crianças e jovens de 6 ate 15 anos. Para quem viaja com o Swiss Travel Pass esse trajeto é gratuito.

Para mais informações sobre horários e preços acesse aqui

Trem

Voce pode pegar o trem de Lausanne ate Rivaz. Também é uma viagem incrível pporque de um lado estão os lindos vinhedos de Lavaux e do outro o lago Léman. Dificil escolher para qual lado olhar ..risos

O trajeto dura cerca de 20 minutos e o valor do tickte é de CHF 7,40. Esse trecho também está incluso no Swiss Travel Pass.

Outra opção é fazer o passeio com os trens turísticos que passeiam pala região  Lavaux Express  ou Lavaux Panorâmico,  já quero fazer esses passeios também !!

Espero que vocês tenham gostado !!

Se quiser conhecer Lavaux me escreve terei o maior prazer em te mostrar mais esse lugar incrível na Suíça.

***********************************************************************

Esse passeio eu fiz no dia 22 de agosto de 2020, com as minhas parceiras Ana Luiza ( pelomundoblog) , Monique ( mejogueinomundo) e Renata (asviagensdare). O lugar foi destino de mais um#experience, um projeto que tem por objetivo mostrar as belezas da Suíça. Esse foi o #experiencelavaux.

Apoio: Montreux RivieraAuberge RivazLavaux Vinorama

Algumas fotos do post são da Renata Autran

Veja o que rolou no evento também, através da Hashtag #lavauxexperience no Instagram e Facebook.

***********************************************

Saiba mais sobre os outros Experiences

Experience Gotthard

Experience Jungfraujoch

Experience Grindelwald

 

Deixe seu comentário