Categorias: Sem categoria

Jungfraujoch – Conhecendo o topo da Europa

IMG_5466

Jungfrauchoh- O topo da Europa é o passeio mais famoso da Suíça, e não tem como não ser , afinal é o ponto mais alto de toda a Europa que podemos chegar de trem, isso mesmo, subimos até 3.454 metros de altura de trem.  A estrada de ferro foi construída há mais de 100 anos e o seu ponto final é no centro dos Alpes Suíços Jungfrau-Aletsch, Patrimônio Mundial da UNESCO.

O Jungfraujoch – Topo da Europa é um dos lugares na Suíça para ver neve durante o ano todo! Então se você vai estar na Suíça na primavera ou no verão e quer ver a neve, esse é o lugar!!

Vem comigo que vou contar todos os detalhes desse incrível passeio.

Como organizar o passeio ?

Como é um passeio longo eu recomendo que você programe um dia inteiro. Porque saindo de Interlaken Ost até o ponto final Jungfraujoch o trajeto dura cerca de 2h30 para ir e o mesmo tempo para voltar. Considerando que o tempo que você vai gastar lá em cima seja de pelo menos mais umas 2 horas, temos um passeio de no mínimo 7 horas.

IMG_5450

Se você estiver em Zurique, Berna ou Lucerna é possível fazer uma bate e volta para conhecer o Topo da Europa, fica mais cansativo porque você terá que considerar o tempo de deslocamento dessas cidades até Interlaken. Eu sai de Zurique e foi um dia muito longo e corrido, mas valeu cada minuto do passeio então se você só tiver essa opção não deixe de fazer o passeio!!

IMG_5458

O trajeto para chegar à estação final na Jungfraujoch  já é em si muito lindo , as passagens são incríveis, já que o trem em alguns trechos passa literalmente dentro das montanhas através de tuneis, realmente é uma coisa incrível de ver. Se prepare para tirar muitas fotos porque o lugar é simplesmente lindo demais.

O ponto de partida para a subida na Jungfraujoch é a cidade de Interlaken Ost. Como tem duas rotas para chegar no topo da montanha, você pode subir por Grindenwald e descer por Lauterbrunnen ou vice e versa. E como será necessário a troca de trem, você pode aproveitar para descobrir essas duas cidades alpinas que são lindas e vale a pena conhecer!!

IMG_5453

2 Rotas para chegar ao topo 

Partindo de Interlaken Ost o trem segue até Grindenwald Grund, onde haverá uma troca de trem com destino a Kleine Scheidegg , lá uma nova troca de trem leva você até o ponto final Jungfrauchoh, esse ultimo trajeto demora uns 50 minutos.

IMG_5462

A partida por Lauterbrunnen vai te levar até o maravilhoso vilarejo de Wegen. Se você tiver tempo pode descer aqui para conhecer, essa cidade alpina parece saída de um conta de fadas de tão fofa. Ela merece um post especial …. fico devendo esse post para vocês !! Depois de Wegen , o trem vai chegar em Kleine Scheidegg e você fará a troca de trem até o ponto final de Jungfrauchoh.

No último trecho da viagem de trem ele faz uma parada no Eismeer  para que possamos descer e apreciar a geleira bem de perto através de uma janela de vidro. Vale a pena descer…. a vista da geleira é incrível.

IMG_5472

Chegando no TOPO da Europa o que fazer?

IMG_5476

São muitas atividades para fazer lá no topo da Montanha. Então vá preparado para grandes emoções.

O tour começa com o Jungfrau Panorama , que é uma experiencia 360 graus. Um filme da cadeia de montanhas que formam a região de Jungfrau. Tem duração de 4 minutos. Depois dessa sensação virtual a próxima atração é bem real…. é uma passarela ao céu aberto bem próximo dos Alpes, esse lugar é incrível !! Tem uma vista sensacional, no dia que estive lá estava muito vento e muito frio e havia muita neve.

IMG_5488

Para chegar na passarela é necessário pegar um elevador, o mais rápido da Suíça. E pronto você chega no ponto mais alto do passeio.

IMG_5491

Daqui vamos para o Snow Fun Park , um local onde podemos curtir atividades no Gelo em pleno verão, podemos descer de boia no Snowtubing, descer de trenó entre outras. Esse espaço só funciona no verão (junho a outubro) e as atividades são pagas a parte, quando eu fui ainda não estava aberto.

A próxima atração é a Sensação Alpina , um tour que nos leva até o Palácio de Gelo. Esse tour mostra a historia da construção do complexo Jungfrachoh. Podemos ver imagens dos primeiros trabalhadores que trabalharam na construção.

IMG_5505

O Palácio de Gelo tem diversas esculturas entre elas o personagem mais famoso do filme a Era do Gelo.

IMG_5520

O piso é super escorregadio e lá dentro é muito frio. Mas você não vai querer perder uma foto dessa, afinal estamos em um palácio de gelo no topo da Europa.

IMG_5515

Eu tirei várias!

IMG_5525

Do Palácio de Gelo seguimos para outro ponto ao ar livre, um espaço bem maior onde podemos pisar e brincar na neve.

IMG_5531

Estamos bem pertinho das montanhas. Posso dizer que esse foi o lugar aonde eu cheguei mais perto do céu. Que sensação incrível !!

IMG_5538

Dali partimos para a parte mais gostosa do passeio…. fomos visitar a loja Lindt, a loja mais alta da Suíça. Ohh coisa boa ..rs

IMG_5558

Ao lado da Lindt tem um restaurante Crystal que serve comida suíça e internacional , mas se você preferir uma opção mais rápida no andar debaixo tem outra opção de restaurante  self-service !! Eu escolhi comer um fondue… nada mais Suíço do que comer fondue de queijo no alto da montanha e de sobremesa um delicioso chocolate Lindt ?

Não esqueça de carimbar o seu “passaporte” vermelho que você recebeu junto com o ingresso lá em Interlaken.

Informações Importantes

– Você pode comprar o ticket com antecedência para evitar filas, mas se decidir de ultima hora é tranquilo efetuar a comprar do ticket na bilheteria de Interlaken

– Mesmo que sua visita seja no verão, se prepare com roupas quentes e confortáveis, porque lá no alto com certeza fará frio. Não esqueça de toucas, cachecol e luvas. Não duvide do frio.

– Não deixe de levar água e alguns pequenos lanchinhos, a viagem ate o topo dura no mínimo 2 horas. E fique atento com a altitude, algumas pessoas passam mal, então é sempre bom ter uma garrafinha de água na mão.

– Se você estiver viajando com o Swiss Pass , você terá gratuidade até Lauterbrunnen ou Grindenwald ,  dessas cidades será necessário comprar o ticket ate Jungfrachoh . Quem tem Swiss Passs tem 25% de desconto.

– O valor do ticket para adulto é de CHF 214 francos suíços. Quem tem o cartão do Halbtax paga metade. Para saber mais sobre os valores e opções de ticket acesse aqui

– A ferrovia opera o ano inteiro.

– Não esqueça de levar a sua máquina fotográfica e o carregador do celular porque com certeza o cenário é perfeito para muito fotos!

Aproveite muito e bom passeio ?