Categorias: Suíça, Suíça Com Crianças

Experience Fribourg – Uma pérola medieval na Suíça francesa

IMG_0424 mark

O Experience de Novembro foi na cidade de Fribourg , uma charmosa cidade medieval cercada pelo rio Saane e dividida entre a cidade alta , mais moderna e movimentada  e a cidade baixa com suas belas pontes medievais. Tem muita coisa legal para fazer e conhecer e conto tudo para vocês nesse post.

ONDE FICA E COMO CHEGAR

Fribourg é a capital do cantão do mesmo nome e está localizada na Suíça francesa e como está na divisa entre o lado francês e alemão, sofre grande influência alemã, possui cerca de 40.000 habitantes e sua população é bilíngue, sendo que 70% falam francês e 30% falam alemão e muitas das suas ruas possuem o nome nas duas línguas.

Para chegar lá fomos de trem, pegamos o trem na estação de Berna direto para Fribourg, esse trecho leva em média 30 minutos. Caso você opte pelo carro, segue abaixo a distância de algumas das principais cidades até Fribourg.

Berna / Fribourg – 32 km

Zurique/ Fribourg – 154 km

Lucerna / Fribourg – 140 km

Genebra / Fribourg – 144 km

ROTEIRO DA VISITA

O nosso passeio começou cedo porque queríamos muito aproveitar o dia e como vocês sabem os dias de outono e inverno são mais curtos.

Cristo Redentor

A nossa primeira parada foi na praça “Jardins du Domino“ onde foi instalada uma réplica de 12,5 metros de altura do Cristo Redentor, nossa que emoção, parecia que estávamos no Rio de janeiro, fizemos uma pequena pausa para muitas fotos.  A estátua foi instalada para comemorar os 200 anos da migração Suíça para o Rio de Janeiro. Foi dessa região que em 1.818 muito suíços migraram para o Brasil, especificamente para o Rio de Janeiro e fundaram a cidade de Nova Friburgo. O cristo vai ficar exposto até o dia 12 de dezembro de 2018.

IMG_0430 mark
IMG_0435 mark

 

Loja de Chocolate Villars

 Nós fizemos uma parada estratégica para tomar o café da manhã e experimentar os deliciosos chocolates Villars.

IMG_0501 mark

Não é possível fazer visitação na fábrica que também fica em Fribourg, mas a loja oferece todos os produtos da marca e um espaço para quem deseja saborear os cafés e chocolates servidos na hora.  Além de tudo ser muito gostoso, eu achei super interessante a linha de chocolate ao leite que tem 03 opções diferentes e o que muda é a região onde é produzido o leite utilizado na fabricação do chocolate. As regiões são: Fribourg, Lucerna e Berna. Você realmente consegue sentir a diferença no sabor, o que eu mais gostei foi o chocolate de Berna.

b43a6ac2-c6f2-4b75-8c7c-cce3945eabee
Chocolates ao leite da Villars – Imagem: arquivo pessoal
IMG_0506 mark

Villars Chocolate – Rota da Fonderie 2 1701 – Freiburg

www.villars.com

Catedral de São Nicolau

IMG_0612 mark

A Catedral de São Nicolau também conhecida como catedral de Freiburg foi construída entre os anos de 1.283 e 1.490 e segue o estilo gótico e possui vitrais de extraordinária beleza. O conjuntos dos vitrais Art Nouveau são um dos mais bonitos e expressivos da Europa. É possível subir os 368 degraus até o topo da torre que tem 74 metros de altura.  A vista lá de cima deve ser incrível, mas como em Novembro a torre esta fechada não foi possível subir. Aqui já temos um bom motivo para voltar!!  A visita  na torre da catedral está aberta de abril a outubro e se você tiver o City Card Freiburg o acesso é grátis. Vou falar mais lá na frente desse cartão.

WhatsApp Image 2018-12-08 at 16.27.53
Catedral – Imagem : arquivo pessoal
IMG_0603 mark
Vitrais da Catedral

Curiosidade: Próximo a Catedral tem uma rua que se chama Rua das Esposas, diz a tradição que as noivas tem que passar por essa rua para poder casar na catedral.

IMG_0616 mark
Rua das Esposas

Museu Gutemberg

Esse é museu Suíço das artes gráficas e da comunicação.  Não sei se vocês sabem, mas no Brasil eu trabalhava em uma empresa de comunicação visual e tinha muito contato com gráficas. Então foi uma das partes mais interessantes do passeio para mim.

IMG_0620 mark
Museu Gutemberg

O foco do museu está na história e na evolução da impressão e de comunicação, estão expostos figuras de cera em tamanho real e maquinas de impressão de diferentes épocas que mostram a história e a evolução da indústria gráfica.   Foi simplesmente demais saber um pouco mais de como foram mudando e evoluindo esses maquinários, para chegar hoje na época digital.

WhatsApp Image 2018-12-08 at 16.47.47 (1)
Museu Gutemberg – Imagem: arquivo pessoal

Uma exposição bem legal que também encontramos no museu foi das notas de franco suíços como eram no começo e como são hoje, muito interessante. A Suíça emite notas de 10, 20, 50, 100, 200 e de até 1000 francos suíços!  As notas de 1000 são tão raras que nem na minha foto apareceram.

IMG_0646 mark
Museu Gutemburg – Nova série de notas lançadas a partir de 2016

O custo para visitação ao Museu Gutemberg é de CHF 10 para adulto, maiores de 65 anos pagam CHF 8 e crianças acima de 6 anos pagam CHF 6 . Para crianças abaixo de 6 anos é grátis. O museu não funciona de segunda e terça – feira. Se você tiver o cartão CITY CARD a entrada para o museu é grátis.

Para mais informações acesse aqui:  http://www.gutenbergmuseum.ch

Dica Importante

Se você esta programando uma visita para Freiburg , você pode adquirir o cartão CITY CARD, que dá acesso a vários passeios e museus da cidade.  Como algumas atrações não funcionam no inverno o custo para comprar o cartão no verão ou no inverno são diferentes. E você também pode escolher se quer comprar para um ou dois dias.

O custo do cartão no verão para 1 dia é de CHF 20 para adultos e CHF 8 crianças  e no inverno para um dia é de CHF 15 adulto e CHF 5 crianças .

Fique atento a época do ano que você vai visitar para ver o que estará aberto ou não. Para ver uma lista completa de todos os lugares e benefícios do CITY CARD acesse o site : https://www.fribourgtourisme.ch/de/P5443/fribourg-city-card

WhatsApp Image 2018-12-08 at 16.59.00
CITY CARD – Imagem: arquivo pessoal

Parte baixa da cidade e suas pontes medievais

IMG_0546 mark

Continuamos o nosso passeio caminhando e descobrindo as ruas da cidade. Cada lugar mais fofo e encantador que o outro.  Não deixe de caminhar e se “perder” pelas ruas , você vai ver muitas ruas e lugares incríveis para fotos!!

WhatsApp Image 2018-12-08 at 16.47.47
Insira uma legenda

Ponte de Berna

A nossa primeira parada foi na ponte de Berna, é a primeira ponte e a única ponte de madeira coberta na cidade. A sua construção data de meados do século 13 e a sua forma atual remonta a 1653. O seu pilar central foi renovado em 1853-1854, seu telhado foi construído em 1855.

WhatsApp Image 2018-12-08 at 17.18.14
Ponte de Berna

Ponte do Meio

Ela é uma importante ligação no meio do centro histórico. Foi construída em madeira na segunda metade do século XIII. E em 1.720 foi substituída por uma ponte de pedra com quatro arcos, muito comum na época.

WhatsApp Image 2018-12-08 at 17.08.26
Ponte do Meio

Dica: Não perca a oportunidade de descer e fotografar a ponte de outro ângulo, e principalmente de tirar varias fotinhos na margem do rio Saane.

Ponte Zahringerbrücke

Ela tem esse nome em homenagem a família que fundou a cidade. Foi construída em 1.924 e tem 273 metros de comprimento. Por muito tempo foi considerada a ponte suspensa mais longa do mundo. Hoje não circula mais veículos pela ponte, eles utilizam a ponte mais nova da cidade que foi construída em 2.014, a ponte Poya.

IMG_0780 mark

Veja o filme do #Experiencefreibourg

Participaram do #experiencefribourg

Realização: Ana Luiza de Souza – Pelo Mundo Blog
As Blogueiras –  Janaina (Descobrindo a Suíça),  Renata Autran (As Viagens da Re),  e  Ester Santos (Esterzinha Adventures)

Apoio: Fribourg Region e Chocolat Villar

Fotografa oficial: Laurentina

Veja o que rolou no evento também, através da Hashtag #ExperienceFribourg no Instagram e Facebook.

*******************************************************************************

Venha conhecer a Suíça comigo, terei o maior prazer em mostrar esse lindo país para você.

Quer fazer um tour na Suíça entre em contato comigo.

Tours Na Suíça

*******************************************************************************

 O que fazer em Zurique

A Fantástica fabrica de chocolate

Böogg

*******************************************************************************

Saiba mais sobre os outros Experiences

Experience Gotthard

Experience Jungfraujoch

Experience Grindelwald

Experience Lavaux

Deixe seu comentário

2 comentários